O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), em parceria com a NTT DATA, promoveu um hackathon focado em impulsionar soluções tecnológicas em práticas de ESG. A atividade premiou com R$ 15 mil o grupo de estudantes vencedor. A equipe, formada pelos alunos Murilo Prianti, Luiza Rubim, Antônio Artimonte, Rodrigo Sales, Fernando Vasconcellos e Olin Medeiros, apresentou uma solução inovadora que combina visão computacional e dados sintéticos para auxiliar em operações de resgate em desastres naturais. O projeto foi desenvolvido com foco específico nos pilares ambiental e social, visando melhorar a eficiência e a eficácia em situações de emergência, como enchentes.
O projeto batizado de Rogers A.I consiste no uso de drones equipados com tecnologia de visão computacional para localizar pessoas em áreas afetadas por desastres naturais. A solução utiliza um sistema de drones que, inicialmente, sobrevoa a região e captura imagens. Em um segundo estágio, outro grupo de drones aplica um modelo de visão computacional treinado com dados sintéticos para identificar e marcar as localizações das pessoas em perigo, destacando-as em tempo real durante a apresentação do projeto.
Durante a demonstração, a equipe utilizou um drone para sobrevoar e capturar imagens da plateia presente no evento. A tecnologia foi capaz de identificar as pessoas na imagem com alta precisão, comprovando a eficácia do modelo desenvolvido. Além de oferecer uma solução para localizar indivíduos em telhados e outras áreas críticas durante desastres, a tecnologia também calcula uma rota otimizada para equipes de resgate, como o Corpo de Bombeiros.
Essa abordagem não apenas melhora a precisão das operações de resgate, como também contribui para a sustentabilidade. O sistema reduz a necessidade de voos de helicópteros em sequência, que consomem grandes quantidades de combustível e emitem altos níveis de carbono. Com a solução proposta, é possível direcionar melhor os helicópteros, diminuindo o consumo de combustível e a pegada de carbono associada às operações de resgate.
“O hackathon visa desafiar os alunos na prototipação de soluções que têm a combinação de tecnologias emergentes. Estamos em busca de talentos e quem sabe em um futuro próximo incubar essa solução”, destacou Roberto Pereira, head de inovação digital da NTT DATA Brasil.
“O projeto demonstra a capacidade de integrar inovação tecnológica com práticas sustentáveis, alinhando-se aos princípios ESG e oferecendo uma ferramenta valiosa para a gestão de crises e proteção ambiental”, diz Michele Bazana, coordenadora do curso de Engenharia de Computação do Inteli.