O Grupo Patrimar – uma das maiores incorporadoras e construtoras do Brasil, com atuação nos segmentos de alto padrão, médio e econômico, através das marcas Patrimar e Novolar – apresenta seu relatório de sustentabilidade de 2023, destacando progressos significativos em responsabilidade social, eficiência operacional e compromisso com a sustentabilidade. A Companhia pesquisa ativamente boas práticas ambientais, e vem adotando em seu sistema construtivo aquelas que se mostram mais adequadas a cada projeto.
“Estamos progredindo de forma consistente em nossa jornada. O inventário de emissões e a certificação dos nossos empreendimentos são apenas alguns dos passos que estamos dando para garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, destaca Patrícia Veiga, Diretora de Inovação e ESG do Grupo Patrimar.
Sustentabilidade e redução de impactos ambientais, além de apoio a projetos sociais
A sustentabilidade está nas diretrizes de atuação das ações do Grupo. A Companhia deu importantes passos para reduzir o consumo de energia em suas operações, especialmente nos canteiros de obras, onde o sistema de lean construction – uma parceria com a consultoria Falconi para otimização dos processos construtivos, reduzindo custos e prazos -, foi amplamente implementado.
No último ano, o Grupo conquistou a certificação EDGE, que exige uma redução mínima de 20% no consumo de água, energia e de carbono incorporado nos materiais para três de seus empreendimentos. E já em 2024, outros três empreendimentos já foram certificados. O uso de soluções tecnológicas inovadoras e uma gestão focada na eficiência energética permitiu destaque no quesito sustentabilidade.
Outro marco de 2023 foi a realização do primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), seguindo os critérios do GHG Protocol, um padrão globalmente aceito para medir e gerenciar emissões. Com apoio da consultoria WayCarbon, o Grupo Patrimar adotou a plataforma Climas para coletar dados precisos sobre as emissões de suas operações em Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.
“A partir desse inventário, vamos adotar medidas mais assertivas para mitigar o impacto ambiental da nossa operação. Estamos comprometidos em trabalhar para reduzir o consumo de materiais e adotar processos mais ecoeficientes”, destaca Alex Veiga.
Ao longo de 2024, a Companhia já vem compensando as emissões de todos os eventos realizados. O Grupo está comprometido com práticas sustentáveis e a redução do impacto ambiental, que avança com a realização do primeiro inventário de emissão de gases de efeito estufa (GHG), prevista para o final de 2024.
A Companhia também investe em projetos sociais, com iniciativas como a Casa Sonhar Patrimar em Ribeirão das Neves, e o projeto Construindo o Bem, focado em ações sociais e voluntariado envolvendo os colaboradores. Ao longo de 2023, foram investidos R$ 2 milhões em melhorias nos entornos dos empreendimentos do Grupo, como uma forma de ajudar os moradores atuais e futuros, além de valorizar ainda mais as regiões que recebem os imóveis.
Avanços tecnológicos e de gestão
No campo tecnológico, o Grupo obteve avanços notáveis. Em 2023, a Companhia deu continuidade à modernização de seu ambiente de ERP – software de gestão empresarial, que ajuda a organizar e automatizar processos -, em parceria com a Oracle, o que incluiu melhorias no CRM. Essas implementações também envolveram testes rigorosos de segurança, que resultaram em nenhum registro de invasão ou vazamento de dados, fortalecendo a segurança digital da empresa.
A gestão dos colaboradores foi outro ponto de destaque no relatório. Com 3.497 colaboradores diretos e indiretos, o Grupo valoriza a criação de um ambiente de trabalho saudável, o que lhe rendeu a certificação GPTW e a 16ª posição no ranking das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais. O programa de avaliação de desempenho, o programa de desenvolvimento da liderança (PDL) e a universidade corporativa Construsapiens têm promovido a evolução profissional dos colaboradores, contribuindo para a retenção de talentos.
O compromisso com a igualdade de gênero também é uma prioridade. O Grupo Patrimar tem se dedicado ao aumento da participação feminina em suas equipes, criando um ambiente de oportunidades igualitárias para progressão de carreira. “Queremos quebrar as barreiras que ainda existem em um mercado historicamente masculino. Não se trata apenas de recrutar mais mulheres, mas de garantir que elas tenham acesso às mesmas oportunidades de crescimento”, explica Lucas Couto, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar.
Gestão de resíduos e compromisso com a logística reversa
A Companhia utiliza o PGRCC (Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil) para tratar o descarte adequado de resíduos gerados, visando a sustentabilidade e a minimização dos impactos ambientais. O plano organiza e planeja a gestão de resíduos desde a geração até a disposição final, promovendo práticas que minimizem os impactos ambientais. E a destinação correta dos materiais descartados é realizada por meio de rigoroso controle através do MTR-MG (Manifesto de Transporte de Resíduos), que garante o acompanhamento detalhado desde o transporte até a disposição final dos resíduos.
Uma das ações mais importantes nessa área foi a adoção, na marca Novolar, de sistemas construtivos com paredes de concreto pré-desenhadas e padronizadas, que reduziu o volume de caçambas eliminadas de cinco ou seis por unidade para apenas uma, em média. Outros métodos construtivos, que geram menos resíduos, como vedações com alvenaria paginada e drywalls, por exemplo, também são adotados em algumas obras.
Além disso, a Companhia tem incluído as premissas de logística reversa em seus acordos com fornecedores, promovendo a reciclagem e o reaproveitamento de embalagens e sobras de materiais, reduzindo, assim, o volume de resíduos enviados para aterros.
Reconhecimento
O Grupo, que considera a operação da Companhia como um todo – incluindo a Patrimar Engenharia e a Construtora Novolar, além de suas controladas (SPEs), conquistou o 13º lugar no Ranking Nacional da Construção Imobiliária, da Revista O Empreiteiro 2023, além de figurar na 5ª posição no Top 10 Construção Imobiliária do ranking 100 Open Startups, que destaca empresas inovadoras. O Grupo avançou significativamente no ranking das melhores empresas da revista Valor Econômico — que lista as 1.000 maiores companhias do Brasil em diferentes setores. Passou da 916ª para a 675ª posição, comprovando o crescimento consistente e a excelência de seus empreendimentos. Além disso, a Companhia foi agraciada com o 24º Prêmio de Segurança do Trabalho do SINDUSCON MG, na categoria Empresa Prevencionista.
“O reconhecimento que recebemos ao longo de 2023 reflete a dedicação da nossa equipe e o compromisso com a excelência em todas as áreas da nossa atuação. Queremos estar na vanguarda da construção sustentável, ao mesmo tempo em que garantimos um ambiente de trabalho que valoriza e incentiva nossos colaboradores”, finaliza Alex Veiga, CEO do Grupo.