Presente em 86% dos municípios brasileiros com ações direcionadas para o desenvolvimento de competências digitais de estudantes e educadores, a Fundação Telefônica Vivo completa 25 anos no Brasil, consolidada pelo apoio a instituições, escolas e governo em iniciativas para melhorar a educação pública no Brasil. Nos últimos 10 anos, investiu R$ 733 milhões em projetos de apoio às redes de ensino, capacitando mais de 400 mil professores com formações que buscam potencializar o uso da tecnologia no processo de aprendizagem.
Para celebrar este aniversário, a Fundação reuniu, nesta terça-feira (01) especialistas, educadores, atores da esfera governamental e do terceiro setor para debater “A Transformação Digital na Educação: Desafios e Tendências”, com participação do CEO da Vivo, Christian Gebara. A palestra de abertura foi conduzida pelo americano Charles Fadel, especialista em educação, futurista, professor visitante de Harvard e do MIT e um dos autores do livro “Educação na Era da Inteligência Artificial”, com versão em português lançada no evento, com apoio da Fundação Telefônica Vivo, Fundação Santillana e Instituto Península. O livro está disponível para download gratuito no site da Fundação Telefônica Vivo.
O encontro contou, ainda, com grandes nomes da educação no Brasil como Frederico Amancio, Ivan Siqueira e Priscila Cruz debateram “Como Repensar a Educação Básica na Era Digital”, com mediação do Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto. Por fim, Bárbara Born, Lourdes Navarro e Seiji Isotani, abordaram “A IA na sala de aula: o que muda na profissão professor”, com mediação de Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo.
“Ao longo da nossa jornada, intensificamos o compromisso com a educação pública no Brasil, especialmente em um mundo em constante transformação tecnológica, em que a digitalização se mostra essencial para reduzir as desigualdades. Para construir o futuro, é fundamental desenvolver nos educadores e estudantes, as competências e habilidades digitais essenciais para ressignificar o ensino e a aprendizagem, como também a inserção produtiva dos jovens”, declara Diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz.
Formação Docente
Com o objetivo de potencializar práticas pedagógicas e aprimorar atividades de gestão escolar, a Fundação Telefônica Vivo oferece cursos de formação gratuita e online e presenciais.
Por meio da plataforma Escolas Conectadas, disponibiliza tanto cursos livres como em parceria com secretarias de ensino para elevar fluência digital de profissionais. Só com esta iniciativa, somamos 4,7 milhões de horas de formação contínua. Foram 67 mil educadores formados nos 27 estados brasileiros e em 86% dos municípios do país em 2023.
A instituição tem avançado, ainda, na implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais. O projeto é uma das frentes da Coalizão Tec Educação, formada pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com outras organizações da sociedade civil. Atualmente, está presente em Recife (PE) e na rede estadual de Mato Grosso. O Programa chega a 51% dos municípios da rede, com mais de 16 mil formados e quase 352 mil estudantes beneficiados. Como resultado, houve avanço de 25,4% para 52,6% de professores da rede estadual com níveis adequados de desenvolvimento de competências digitais, segundo os índices de autoavaliação do Guia EduTec.
Pense Grande Tech: currículo referência em Ciência de Dados
Guiada pela inovação, a Fundação Telefônica Vivo desenvolveu, em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), o primeiro currículo de referência em Ciência de Dados para educação profissional do Ensino Médio. Ao contribuir para o desenvolvimento de competências digitais de estudantes da Educação Profissional na área de tecnologia, os estudantes do Ensino Médio que passam pela formação têm mais chances de empregabilidade na área. O currículo é ofertado por meio do programa Pense Grande Tech em 20 municípios das redes estaduais de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Em 2023, o estado da região sul celebrou a primeira turma formada no curso, com 92 estudantes.
Matemática ProFuturo: Equidade Racial na Matemática
Em 2023, o Aula Digital, projeto implementado desde 2017, ganhou uma nova abordagem ao incorporar inovações metodológicas e uma plataforma específica para a aprendizagem de Matemática voltada para formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram 921 escolas beneficiadas, 2.655 professores com mais de 10 horas de formação em 5 territórios brasileiros.
“Como parte do nosso apoio à construção de uma educação antirracista, acreditamos que a promoção da equidade racial envolve interdisciplinaridade. Assim, em parceria com o Grupo Mathema, desenvolvemos planos de aula para educadores que aliam questões raciais ao conteúdo de matemática dos Anos Iniciais, disponíveis gratuitamente”, destaca Lia Glaz.
Programa de Voluntariado
A instituição responde, também, pelo maior programa de voluntariado empresarial do país, reconhecido na última semana pelo “Prêmio Aplaude 2024 – Ações Voluntárias que Transformam”, organizado pelo CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial e CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável. Só no ano passado, o programa mobilizou mais de 21.500 voluntários em 39 cidades de todo o país em prol da educação pública, com impacto positivo em mais de 240 mil beneficiários, fortalecendo o pilar social da Vivo.
O Programa está ancorado em um modelo de governança inovador, com 58 Embaixadores, responsáveis pelos Comitês espalhados em 39 cidades brasileiras, compostos por quase 500 colaboradores voluntários. Esse grupo é responsável pela governança e tem como papel definir desde a escolha das instituições – identificando as ações sociais de acordo com as necessidades dos seus territórios e a gestão do orçamento para esse fim –, até o planejamento de ações, captação de recursos e, o mais importante, a liderança para que todas as iniciativas sejam colocadas em prática nas diversas cidades de atuação do Programa de Voluntariado. =
“Educação para a Era da Inteligência Artificial”
O livro aborda o impacto da IA no setor educacional, trazendo reflexões sobre como essa tecnologia emergente está transformando a maneira de ensinar e aprender. Escrita por Alexis Black, Robbie Taylor, Janet Slesinski e Katie Dun, além de Charles Fadel, explora as mudanças necessárias para adaptar o sistema educacional às exigências do século XXI. Estruturada em oito capítulos, examina o avanço da IA e desmistifica os temores sobre superinteligência, destacando que o uso inteligente dessa tecnologia pode transformar as profissões e dar vantagem competitiva aos profissionais que a dominarem.
Reforça, ainda, que a educação deve continuar atendendo tanto às necessidades psicossociais quanto às econômicas, com foco no desenvolvimento da sabedoria, e propõe um modelo educacional baseado em quatro dimensões fundamentais: conhecimento, habilidades, caráter e meta-aprendizado. Além disso, aborda a necessidade de incorporar disciplinas modernas como tecnologia, ciências sociais e empreendedorismo nos currículos escolares, estimulando o desenvolvimento de competências como imaginação e engenhosidade, que serão essenciais em um futuro moldado pela IA
Além disso, ressalta a importância da personalização do ensino, incentivando o equilíbrio entre o uso da tecnologia e o desenvolvimento de identidade, agência e propósito nos alunos. A obra oferece exemplos práticos de como a IA pode ser usada para auxiliar os professores no planejamento de aulas e avaliações, apresentando um novo caminho para a educação na era digital.