A Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, firmou parceria com a Mercado Diferente, foodtech de assinatura de alimentos orgânicos que resgata frutas, verduras, legumes e temperos que seriam descartados por serem considerados fora do padrão estético de pessoas que compram em estabelecimentos comuns, mas que estão em boas condições para consumo. A partir do mês de setembro, a plataforma da Mercado Diferente passa a aceitar pagamentos com as soluções Ticket Alimentação e cartões Ticket Flex e Ticket Super Flex que possuem trilha de alimentação.
O mês escolhido para anunciar a parceria é estratégico, já que é marcado pelo Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdícios de Alimentos, em 29 de setembro. A data foi criada em 2019 pelo Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com intuito de conscientizar a sociedade sobre esse problema global, e estimular ações coletivas para evitar o desperdício alimentar.
Segundo dados do último Índice de Desperdício de Alimentos da ONU, mais de um bilhão de toneladas de comida foram desperdiçadas em 2022. Portanto, a iniciativa das duas marcas tem como objetivo impactar os consumidores e conscientizar acerca do desperdício de alimentos no Brasil. Ao longo do ano, a Ticket realiza ações de conscientização junto às empresas-clientes, pessoas usuárias e estabelecimentos cadastrados, por meio de diversas vias, como newsletter, informações via aplicativo, rede sociais e eventos, que disponibilizam dicas sobre o combate ao desperdício alimentar e a importância da alimentação saudável.
“A parceria com a Mercado Diferente está alinhada à estratégia de sustentabilidade e a responsabilidade social da Ticket, que tem como um de seus pilares a democratização do acesso à alimentação de qualidade aos trabalhadores e combater o desperdício de alimentos, fomentando esses temas entre a população. A partir de agora, além de conscientizar estabelecimentos e pessoas usuárias, contribuiremos com nossas soluções para que os alimentos que seriam descartados pela aparência cheguem à mesa do consumidor de um jeito prático e consciente”, comenta Jean Castro, Diretor de Rede da Ticket.
Ao realizar a assinatura no site ou aplicativo do Mercado Diferente, a pessoa pode personalizar os itens que receberá em casa, definindo suas preferências e restrições alimentares, além de mudar ou adicionar produtos e quantidades. Depois disso, escolhe se prefere receber as cestas com produtos orgânicos de forma semanal ou quinzenalmente. Atualmente, as cestas são entregues em Curitiba e São José dos Pinhais (PR), além de mais de 40 cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital paulista.
Para ter acesso à plataforma Mercado Diferente e saber mais sobre a assinatura de cestas, o consumidor deve acessar o site www.mercadodiferente.com.