sábado, dezembro 14, 2024

Investimentos em práticas ESG apoiam a valorização da Saúde no Brasil

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Criada em meados de 2004, a sigla ESG (Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa, em tradução livre) surgiu com o intuito de defender, dentro do espaço corporativo, a importância de que esses três pilares devem “caminhar” unidos em prol de uma sociedade mais sustentável e inclusiva.  Na Saúde, por exemplo, ser adepto a essa “cultura” tem significado um apoio à valorização do setor, além de trazer aspectos positivos para profissionais e pacientes.

A vantagem de ser uma empresa ESG já está no radar dos CEOs das organizações brasileiras. É tanto que, segundo o “Panorama ESG 2024”, da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), pelo menos 71% das companhias já investem em ações defendidas pelo conceito.

A prática também traz benefícios como ser bem-quisto perante investidores e sociedade; contar com profissionais satisfeitos por trabalhar em um local que valoriza a ética e transparência; entre outros.

“Como gestor, acredito que o ESG veio para somar às organizações, independentemente do ramo a qual atua, além de prover uma “revolução” positiva no mercado. Afinal, ele preza por atitudes direcionadas não só a preservação do meio ambiente, mas, também, para o desenvolvimento de iniciativas direcionadas ao bem-estar do colaborador”, comenta Genilson Cavalcante, CEO da Green Paperless, empresa que tem como missão acelerar a transformação digital em instituições de saúde.

Em instituições de saúde, por exemplo, investir na união de iniciativas voltadas ao Meio Ambiental/Social/Governança “abre as portas” para a otimização de recursos, para a promoção de uma melhor qualidade assistencial ao paciente, para um melhor posicionamento da marca diante da sociedade e a geração de “brilhos nos olhos” em investidores que apoiam a preservação da natureza e a presença de uma gestão inclusiva. 

Para Cavalcante, o processo ESG “inicia-se através de escuta e troca de conhecimentos entre o time interno para podermos entender como essas expectativas alinham-se ao mercado e quais os passos necessários para tornar-se uma empresa que preza pelo meio ambiente, pela qualidade do local de trabalho e qual o papel da gestão para tornar essa mudança de comportamento uma realidade”.

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