A Hortifruti Natural da Terra, varejista pioneira no Brasil com foco em frutas, legumes e verduras, implementou uma estratégia para mitigar o desperdício de alimentos. Com o uso de inteligência artificial e outras ações, a empresa conseguiu reduzir em 1,7 milhão o volume de perda de itens no primeiro semestre de 2024 em comparação com o ano anterior. Esse resultado surge em um contexto global preocupante, onde o desperdício de alimentos gera custos estimados em US$1 trilhão, de acordo com o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com o varejo contribuindo com 12% desse total.
“O Brasil supera, a cada ano, as máximas históricas de temperatura e calor. Esse fator, aliado ao ainda alto índice de fome da população, gera um cenário desafiador para o segmento de alimentos e frescos no País. Para combater as perdas e evoluir na agenda de forma coletiva, desenvolvemos uma estratégia de mitigação do desperdício que envolve a nossa operação e parcerias para acelerar o aproveitamento de alimentos, principalmente os perecíveis. O resultado é um controle maior da oferta de produtos e novas possibilidades de consumo, com preços ainda mais acessíveis”, disse Paulo Drago, CEO da Hortifruti Natural da Terra.
Pela pesquisa feita pela ONU, mais de 1 bilhão de refeições são jogadas fora por dia. Na rede, outras iniciativas também são realizadas para evitar esse grande desperdício, como a doação de alimentos para parceiros como o Mesa Brasil e Prato Cheio, projetos que conectam doações a instituições que combatem a insegurança alimentar. Além disso, a rotina operacional também monitora a validade dos produtos: itens próximos do vencimento são disponibilizados na “Gôndola Pegar ou Pegar”, com descontos de até 40%, incentivando o consumo imediato; e também vendidos com redução de preço nas “Sacolas surpresas” por meio das foodtechs Food To Save e B4waste.
Após a conclusão de todas as etapas do processo de gestão do desperdício, alimentos que não estão mais adequados para o consumo são transformados em adubo pela Ciclo Orgânico – empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos – para venda nas lojas da rede. “A Hortifruti Natural da Terra vem aprimorando esse processo com o tempo. Fomos da mensuração dos dados à implementação de tecnologias e critérios operacionais para o aproveitamento correto dos alimentos. Ainda temos muito a evoluir, mas, quando olhamos para o futuro da sociedade, sabemos que estamos fazendo a nossa parte”, explica Drago.