sábado, dezembro 14, 2024

Na Eldorado Brasil, Multiplicadores da Ética garantem que a cultura de integridade alcance colaboradores, clientes e fornecedores

Compartilhar

A Eldorado Brasil Celulose, uma das mais modernas e sustentáveis empresa de celulose do mundo, vivencia diariamente sua diretriz de ética e integridade, estimulada pelos próprios colaboradores. Desde 2021, a empresa vem fortalecendo suas práticas de compliance por meio do Programa de Multiplicadores da Ética. Formado por um grupo de 54 colaboradores, a proposta é personificar os valores éticos e disseminar as boas práticas dentro da organização, no ambiente de trabalho e nas interações externas com clientes e fornecedores.

Os multiplicadores exercem o papel de agentes de transformação e promotores de transparência, respeito e integridade, sempre alinhados ao Princípio de Anticorrupção do Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A missão dos multiplicadores é tornar visível a atuação do compliance no dia a dia da empresa, esclarecendo como as boas práticas devem ser aplicadas na rotina de trabalho. Além de orientar, eles exemplificam condutas corretas no relacionamento com colegas e parceiros. Para isso, são selecionados colaboradores que demonstram características como ética, integridade, transparência e honestidade.

“Contamos com mais de 5 mil colaboradores no Brasil e no exterior, e transformar ou reforçar a cultura de integridade exige persistência e consistência. Isso só é possível quando a comunicação flui de forma eficaz, desde o nível administrativo até as operações. É justamente nesse ponto que entra a importância dos multiplicadores: são eles que garantem que a mesma mensagem alcance a todos. Esses profissionais são uma extensão do compliance e aliados fundamentais para nossa estratégia de ESG (Ambiental, Social e Governança)” – explica André Tourinho, Gerente de Compliance na Eldorado.

Inspirar, incentivar e ser exemplo

A Maria Alice é analista comercial e faz parte da equipe da Eldorado Brasil há mais de 10 anos. Em 2021, ela tornou-se parte do grupo de Multiplicadores da Ética, assumindo a responsabilidade de esclarecer dúvidas e promover a conscientização ampla sobre temas como prevenção ao assédio, conflitos de interesse, práticas anticorrupção e combate à fraude. Além disso, ela contribui para a divulgação de ações e programas de compliance que reforçam a segurança e integridade no ambiente de trabalho, como a LINHA ÉTICA — um canal sigiloso para o registro de denúncias sobre possíveis infrações ao Código de Conduta e Ética da Eldorado Brasil.

“Atuar como uma multiplicadora da ética e apoiar a área de Compliance é uma grande responsabilidade, partindo do princípio de incentivar pelo exemplo, ou seja, nós somos espelhos para os colegas. É uma atribuição muito gratificante, pois essa função veio por meio de uma indicação da gestão, que me escolheu por considerar minha conduta ética e com uma influência positiva entre os demais” – contou.

A Leidiane Nunes da Silva, Operadora de Painel SDCD, está na Eldorado Brasil há 12 anos e também se tornou Multiplicadora da Ética em 2021. Desde então, ela abraçou a missão de promover a cultura da empresa por meio de atitudes respeitosas, transparentes e responsáveis.

“Nosso time é muito coeso e alinhado com as políticas de compliance, resultado de um trabalho contínuo e que tem gerado resultados.  Como profissionais e Multiplicadores da Ética, temos o dever de ser exemplos positivos para os colegas, clientes e fornecedores, e de contribuir diariamente para um ambiente de trabalho leve, inclusivo, seguro e saudável”, acrescentou.

Para ambas, personificar a ética no dia a dia reforça sua relevância nas relações internas e externas, garantindo que, por meio de bons exemplos, todos adotem uma conduta íntegra nas interações.

A Eldorado Brasil reafirma seu compromisso com a ética e a integridade em todas as suas atividades, e os Multiplicadores da Ética são uma peça fundamental na construção dessa cultura. Em 2023, a empresa adotou a campanha “No fundo você já sabe”, da Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria, da qual a Eldorado Brasil também faz parte. A iniciativa consiste em uma série de oito vídeos que trazem dilemas éticos do dia a dia e as melhores práticas a serem adotadas nos negócios. Os materiais abordam temas como relacionamento com agentes públicos, responsabilidade socioambiental, livre concorrência, conflito de interesses, doações e patrocínios, e medidas de prevenção, detecção e correção.

Leia Mais

Outras Notícias