sábado, dezembro 14, 2024

Suzano e Pacto Global, com apoio da OIT, lançam iniciativa para promover a garantia dos direitos humanos no setor florestal

Compartilhar

A Suzano e o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançam iniciativa que tem como objetivo promover a garantia dos direitos humanos e o trabalho decente no setor florestal. Criada para estimular a implementação da devida diligência, a promoção e conscientização da oferta de trabalho em condições adequadas, bem como melhorar a escuta e assistência de trabalhadores e trabalhadoras do setor florestal, a iniciativa foi oficializada durante o ‘SDGs in Brazil 2024’. Considerado o maior encontro de sustentabilidade corporativa do mundo, o evento acontece na sede da Organização das Nações Unidades (ONU), em Nova York.

A parceria visa promover uma colaboração intersetorial para fortalecer a garantia de direitos humanos na Suzano, em sua cadeia de valor e no setor florestal brasileiro. A mobilização reforça o alinhamento da Suzano aos Princípios Orientadores da ONU e ao Corporate Sustainability Due Diligence Directive (CSDDD), normativa europeia, que exige ações concretas das organizações e seus respectivos setores para a garantia dos direitos humanos.

“Necessário agradecer a parceria com a Suzano e a OIT nesse processo de engajamento e construção da agenda conjunta olhando para o tema de direitos humanos e promoção do trabalho decente. Essa construção com a Suzano é muito sólida, e nasce após quase um ano de conversas da empresa com a equipe do Pacto Global, com organizações internacionais, para entendermos qual é o real desafio da agenda e como a gente consegue realmente mobilizar o setor empresarial para ter uma transformação de trabalho decente na cadeia da silvicultura. E o Pacto Global vai lançar em breve um grupo setorial com um foco em direitos humanos, que será liderado pela Suzano, e dados os desafios dessa pauta e de meio ambiente, que estamos enfrentando cada vez mais no Brasil, precisamos de empresas líderes engajando e promovendo realmente uma transformação setorial”, defende Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

No âmbito do Pacto Global Brasil, em parceria com a Suzano, será formado um Grupo de Trabalho Florestal para potencializar o impacto e promover uma mobilização setorial que abordará, de forma colaborativa, desafios comuns e soluções para questões regionais relevantes. Inicialmente, a iniciativa priorizará os estados da Bahia, do Espírito Santo e de Minas Gerais. O objetivo é transformar a atividade econômica local em um exemplo de sustentabilidade social e um modelo de transformação positiva.

“A Suzano, que já possui uma forte atuação em sustentabilidade de direitos humanos, tem atuado para potencializar condições de trabalho seguras e justas, assegurando o cumprimento e devida diligência dos direitos humanos não somente dentro da companhia, mas na cadeia de valor florestal. Por entendermos que esses direitos são além de uma responsabilidade, um elemento essencial para o futuro da nossa sociedade, estamos empenhados em engajar mais players nessa agenda’’, afirma Fernando Bertolucci, Vice-Presidente de Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação da Suzano. Entre as ações previstas, a Suzano também capacitará colaboradores e colaboradoras, além de fornecedores florestais, para garantir que todos(as) estejam alinhados(as) com os princípios de direitos humanos.

Trabalho decente é o eixo do projeto

O trabalho decente é um elemento central para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, em especial o ODS 8. Em seu primeiro eixo, o Projeto atuará para fortalecer as capacidades da cadeia produtiva para implementar a Devida Diligência em Direitos Humanos (DDDH), promover o trabalho decente e combater o trabalho análogo à escravidão.

A partir da criação do Grupo de Trabalho, será fundamentado o Pacto Setorial pela Sustentabilidade Social e pelo Trabalho Decente na cadeia florestal, coordenado pelo Pacto Global, em conjunto com a OIT e contando com a liderança da Suzano e atores-chave do setor florestal. Para subsidiar a atuação do GT, será instituído um processo cuidadoso e sistemático para identificar, prevenir, mitigar e acompanhar os possíveis impactos em direitos humanos da cadeia de valor da Suzano, que indicará um plano de concretização da Política Corporativa de Direitos Humanos. As recomendações do diagnóstico irão subsidiar a implementação da devida diligência no setor florestal.

Além disso, será desenvolvido um diagnóstico dos aspectos de direitos humanos no fornecimento de mão de obra no setor florestal. Com base nesse processo, serão selecionadas regiões prioritárias entre os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia para implementar um processo de escuta para os trabalhadores e trabalhadoras do setor, capaz de oferecer remediação justa através do diálogo social.

Leia Mais

Outras Notícias