terça-feira, outubro 8, 2024

AWS se une a IRCAI e a Zindi no Desafio IA para Equidade: Ação Climática, Gênero e Saúde sob apoio da ONU

Compartilhar

O Centro Internacional de Pesquisa em Inteligência Artificial (IRCAI), organização sob o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a plataforma de ciência de dados Zindi e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram nesta terça-feira, 24, o lançamento do Desafio IA para Equidade: Ação Climática, Gênero e Saúde. O concurso virtual global de seis meses irá apoiar pesquisadores, organizações sem fins lucrativos e startups que aplicam computação avançada em nuvem e inteligência artificial (IA) para criar novas soluções que abordem questões de equidade de gênero e saúde agravadas pela crise climática.

O Desafio IA para Equidade, sediado na plataforma Zindi, está alinhado com a missão da Iniciativa de Dados de Sustentabilidade da Amazon (ASDI) de acelerar pesquisa, inovação e colaboração em sustentabilidade, minimizando o custo e o tempo necessários para adquirir e analisar grandes conjuntos de dados. A ASDI trabalha com organizações da área e agências governamentais para hospedar e implantar conjuntos de dados-chave na Nuvem AWS, incluindo observações e previsões meteorológicas, dados de projeção climática, imagens de satélite e dados hidrológicos, de qualidade do ar e de previsão oceânica.

O desafio consiste em uma competição de codificação social, e será focado na construção de uma nova programação que apoia futuros mais equitativos na interseção de gênero, saúde e ação climática, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Boa Saúde e Bem-Estar), 5 (Igualdade de Gênero) e 13 (Ação Climática), da ONU.

Os participantes usarão dados disponibilizados por meio da ASDI para desenvolver soluções, com preferência para construir sobre serviços e infraestrutura de IA da AWS. O desafio foi oficialmente lançado durante a Assembleia Geral da ONU de 2024 e a Cúpula do Futuro da ONU na cidade de Nova York, coincidindo com a Semana do Clima de NYC.

“À medida que a inteligência artificial evolui rapidamente, é crucial que aproveitemos seu potencial para enfrentar desafios do mundo real”, afirma Davor Orlic, diretor de operações do IRCAI. “Nossa missão no IRCAI é orientar o desenvolvimento ético das tecnologias de IA, garantindo que sirvam ao bem maior e sejam inclusivas para as comunidades de IA marginalizadas. Este desafio, em colaboração com a AWS e a Zindi, é uma oportunidade para descobrir e apoiar as mentes mais inovadoras que estão usando IA e computação avançada para criar soluções impactantes para a crise climática”, completa o executivo.

Um comitê diretor composto por membros do NAIXUS, rede de organizações de pesquisa em IA e desenvolvimento sustentável, convocado por meio do IRCAI, irá selecionar propostas que demonstrem o uso mais inovador de tecnologias avançadas de IA e a maior promessa de impacto global na equidade de saúde e gênero e ação climática.

O foco do desafio está na conscientização e uso dos conjuntos de dados existentes da ASDI para novas pesquisas e inovações voltadas à sustentabilidade, conectando comunidades regionais e globais de IA em questões referentes ao tema e amplificando soluções do mundo real que permitam a tomada de decisão e ação, não apenas conversas. Ao longo da competição, pesquisadores climáticos globais, organizações sem fins lucrativos e startups de tecnologia alavancarão recursos técnicos com base em suas necessidades, incluindo computação de alto desempenho (HPC), computação em nuvem, IA, IA generativa e serviços de aprendizado de máquina (ML). As equipes selecionadas receberão orientação especializada em sustentabilidade de IA e IA responsável, juntamente com créditos da AWS para construir suas soluções.

Dave Levy, vice-presidente de Setor Público Global da AWS afirma que “as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças de nosso tempo, e acreditamos que a inovação é a chave para superá-las. O Desafio IA para Equidade convida inovadores a apresentar suas ideias mais visionárias, e nós os apoiaremos com recursos da AWS – seja poder de computação ou tecnologias avançadas de nuvem – para transformar essas ideias em realidade. Nosso objetivo é impulsionar a inovação em nuvem, apoiar soluções de sustentabilidade e ter um impacto significativo na crise climática.”

O desafio prosseguirá em fases, com a primeira rodada de submissões de propostas técnicas encerrando em 4 de novembro de 2024.

As inscrições para o Desafio IA para Equidade: Ação Climática, Gênero e Saúde estão abertas agora. Para mais detalhes sobre inscrições e elegibilidade do desafio, visite o link.

Leia Mais

Outras Notícias