quarta-feira, dezembro 4, 2024

Parceiros Voluntários apoia inciativas de engajamento social das empresas  

Compartilhar

A Parceiros Voluntários, uma das principais organizações não governamentais (ONGs) no Brasil, fundada há mais de duas décadas, tem como missão disseminar a cultura do voluntariado e promover ações que integrem indivíduos e empresas em projetos de inclusão social. Com iniciativas a ONG já impactou milhões de pessoas com suas iniciativas focadas no desenvolvimento humano e comunitário.

Larissa Sicchierolli, gerente de Projetos da Parceiros Voluntários, que atua há 3 anos na gestão de projetos voltados para o fortalecimento do voluntariado e para a capacitação de organizações da sociedade civil, explica que a Parceiros Voluntários potencializa o sentimento de solidariedade e promove, por meio de vivências e formações, o engajamento de pessoas em ações voluntárias, além de atuar na formação e assessoria de outras organizações sociais, visando o aprimoramento de suas capacidades de gestão.

A atuação da ONG vai além do Brasil, com programas de voluntariado empresarial já implementados em outros países. No entanto, a ação direta com o público é mais especializada no Rio Grande do Sul, onde a Parceiros desenvolve atividades especialmente voltadas ao público idoso e à formação de crianças e adolescentes, por meio de projetos como o Tribos nas Escolas, que utiliza ferramentas culturais como fotografia e teatro para promover cidadania.

Resultados e impacto social

O impacto da Parceiros Voluntários é expressivo. De acordo com Larissa, a organização já mobilizou cerca de 650 mil pessoas para participar de ações voluntárias. Entre seus números, destacam-se os 180 mil jovens beneficiados pelo projeto Tribos e as mais de três mil organizações da sociedade civil que foram avaliadas ao longo dos anos. Além disso, a ONG já qualificou mais de 21 mil lideranças comunitárias, ajudando-as a gerar resultados mais sustentáveis ​​em seus territórios.

Outro ponto importante é o envolvimento das empresas nesse movimento. Mais de 2.700 empresas já foram avaliadas pela Parceiros Voluntários para desenvolver programas de voluntariado empresarial, onde os colaboradores são capacitados para atuar de forma assertiva em suas comunidades, promovendo ações alinhadas às estratégias de sustentabilidade corporativa.

A ONG mantém uma forte presença digital, publicando em suas redes sociais oportunidades de voluntariado, tanto para pessoas físicas quanto para empresas interessadas em desenvolver programas de responsabilidade social. Larissa ressalta a importância de as empresas aderirem ao movimento ESG, incorporando ações de voluntariado em suas estratégias corporativas.

Para as empresas que desejam estruturar programas de voluntariado, a Parceiros Voluntários oferece uma metodologia personalizada, que inclui desde diagnósticos sobre as necessidades internas e externas da empresa, até a criação de guias e formações para os colaboradores. Larissa enfatiza que “esse trabalho não só contribui para o desenvolvimento dos territórios onde as empresas atuam, mas também oferece benefícios para o engajamento e a solidariedade”.

Exemplo de sucesso

Um dos casos de maior sucesso da Parceiros Voluntários foi o trabalho com uma empresa da indústria alimentícia. Larissa relata que, inicialmente, as ações de voluntariado dessa empresa eram focadas em atividades assistencialistas, como doações de cestas básicas e festas infantis. Ao longo de três anos de assessoria, uma ONG ajudou a estruturar um programa de voluntariado mais estratégico, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ações externas para educação, empreendedorismo feminino e erradicação da fome infantil. “Hoje, a empresa acompanha os indicadores de impacto de suas ações e tem um programa de voluntariado que realmente faz sentido”,

Desafios e oportunidades

O voluntariado tem ganhado cada vez mais espaço nas agendas corporativas, especialmente com o avanço das diretrizes ESG. Para Larissa, esse é um momento oportuno para que as empresas incorporem o voluntariado em suas estratégias, já que os benefícios vão além do impacto social. “O programa de voluntariado dentro de uma empresa é uma oportunidade de desenvolver habilidades e competências nos colaboradores, além de melhorar o relacionamento com a comunidade e gerar um impacto positivo na imagem da empresa”, conclui.

Grandes Números

9 milhões de pessoas beneficiadas pelas ações da PV;

650 mil pessoas mobilizadas para realizar ações de voluntariado;

180 mil jovens inscritos na ação Tribos nas Trilhas da Cidadania;

3.177 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) assessoradas;

21.341 lideranças das OSCs qualificadas;

2.701 empresas assessoradas.

Algumas empresas que já foram assessoradas pela Parceiros Voluntários: Sebrae, Gerdau, John Deere, Fundação Grupo Volkswagen, Instituto Cyrela, Thyssenkrupp, Edenred, Cofco international e Pluxee.

Leia Mais

Outras Notícias