A Karpowership ampliará seus investimentos em iniciativas de descarbonização e no desenvolvimento de um portfólio de baixo carbono até ao final desta década. A estratégia da Karpowership é avançar na integração de tecnologias avançadas da frota de powerships (usinas flutuantes) juntamente com uma infraestrutura flutuante de GNL (FSRU, FSU) para o desenvolvimento de novos projetos de gás para energia (LNG-to-power) com menores pegadas de carbono e parcerias em empreendimentos de energia renovável.
A Karpowership prioriza a responsabilidade ambiental e a eficiência energética, que são os componentes-chave para a Transição Energética. Com mais de 25 anos de experiência no setor de usinas flutuantes, os powerships, a empresa é líder em soluções de energia flexíveis, limpas e confiáveis em todo o mundo. Com uma capacidade instalada global superior a 7.000 MW, além de mais 3.000 MW em desenvolvimento e operando em 20 países em 4 continentes, a companhia oferece segurança energética por meio dos powerships e energias renováveis, juntamente com uma frota de infraestruturas flutuantes de GNL e oferece uma alternativa mais sustentável às termelétricas convencionais com uma pegada de carbono reduzida.
Durante o evento IUP Connections no ROG.e 2024, Beyza Ozdemir, diretora Regional de Operações Comerciais das Américas da Karpowership, indicará o papel essencial do gás natural como combustível de transição. “A Karpowership, totalmente comprometida com a transição energética, pretende expandir as suas atividades nos setores de gás natural, biometano, hidrogénio e GNL, aproveitando a sua experiência com infraestruturas de energia flutuantes. A nossa experiência e avanços tecnológicos podem contribuir significativamente para os objetivos de transição energética da região. Isto inclui a transição para combustíveis mais limpos, fornecimento de tecnologia para a exploração de biogás e biometano, e para a indústria emergente do hidrogênio”.
“Ele está desempenhando um papel vital na política da Karpowership de apoiar os países, no período de transição energética, com os nossos projetos Gas-to-Power. A matriz energética equilibrada é essencial para garantir que todas as populações tenham acesso contínuo e equitativo à energia, especialmente nas regiões em desenvolvimento”,
Renováveis no Brasil
A executiva diz que a Karpowership estabeleceu uma meta ambiciosa de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030. Para isso, a empresa está implementando diversas iniciativas, incluindo a adoção de tecnologias de gás mais eficientes e promovendo a transição para opções de combustível mais limpas. Além disso, a empresa deseja aperfeiçoar sua eficiência operacional e aumentar a participação de energias renováveis em seu mix energético.
No Brasil, a Karpowership pretende desenvolver uma capacidade de geração renovável de 100 MW no Brasil até 2030 em projetos de energia solar. Duas unidades fotovoltaicas estão em construção no Rio de Janeiro e entrarão em operação em 2025. O foco corporativo é a geração distribuída para o segmento varejista.
O desenvolvimento de uma estrutura de hidrogênio de baixo carbono no Brasil é um passo promissor em direção a um futuro energético mais sustentável na visão de Beyza. Ela indica que a recente aprovação de incentivos para a produção de hidrogénio com baixo teor de carbono é um sinal claro do compromisso do país com o pioneirismo em novas tecnologias energéticas. “A Karpowership vê um grande potencial no hidrogénio como um complemento às nossas operações de gás para geração de energia, especialmente na descarbonização de setores difíceis de reduzir a carga de GEE. Estamos explorando ativamente parcerias e projetos que se alinhem com esta estrutura emergente para contribuir para o crescimento de uma economia robusta de hidrogênio no Brasil”, conclui.