quinta-feira, setembro 19, 2024

Diversidade e inclusão: dois pilares que garantem o sucesso de todo projeto

Compartilhar

A força de uma empresa não reside apenas em sua capacidade de organização ou na profissionalização de sua equipe, mas também na riqueza proveniente da variedade de conhecimentos, perspectivas de vida e habilidades diferentes presentes em cada um de seus membros. Isso é o que verdadeiramente chamamos de diversidade e inclusão.

Assim como a combinação de azul com amarelo resulta em um tom espetacular de verde, a inclusão da força de um jovem, combinada com a experiência de um adulto mais velho, pode resultar em um projeto sólido e bem fundamentado pela experiência, ao mesmo tempo em que é impulsionado pela energia e entusiasmo de uma nova geração. Se conseguimos isso com apenas duas cores, imagine a ampla gama de possibilidades das diferentes tonalidades do arco-íris.

Abordar a diversidade é um tema complexo, pois não se trata apenas de diferenças de cores, crenças ou preferências. Pensar em diversidade é compreender a própria história da humanidade ao longo de mais de 200 mil anos, desde que o homo sapiens apareceu, e isso é possível graças aos vestígios arqueológicos encontrados diariamente em diferentes partes do mundo.

Hoje, quase 8 bilhões de habitantes do planeta, não existem dois indivíduos exatamente iguais. Falamos cerca de 7.000 idiomas diferentes e vivemos em 195 países distintos. Além disso, cada um de nós possui um código genético único e irrepetível.

Para aproveitar todo o potencial da diversidade, é fundamental trabalhar com um elemento-chave: o senso de pertencimento. Esse sentimento não é difícil de alcançar, pois, apesar da grande diversidade entre nós, compartilhamos uma característica comum: somos seres humanos. Nossas capacidades e possibilidades podem variar, mas, ao considerarmos que pertencemos à mesma espécie e compartilhamos necessidades particulares, podemos criar projetos grandiosos e inimagináveis.

Se queremos aproveitar o potencial da diversidade, é importante adotar estratégias que promovam uma inclusão integral e eficaz, como:

  1. Ter uma equipe equilibrada: Isso serve como guia para representação equitativa em todas as áreas de negócios.
  2. Programas para equilibrar vida pessoal e profissional: Isso ajuda as pessoas em diversos aspectos de suas vidas.
  3. Comunicação precisa e transparente: Isso permite conhecer políticas e conquistas em diversidade, além de promover os princípios de inclusão.
  4. Programas de diversidade para fornecedores: Isso garante o compromisso da empresa com a aquisição de suprimentos e produtos de pequenas empresas caracterizadas por sua diversidade.

A diversidade está gravada em todas as culturas e civilizações do planeta, desde as pirâmides no Egito e países latino-americanos até palácios, muralhas e pontes monumentais na China, Itália, Rússia, Estados Unidos e México. E sua inclusão resultou no que alcançamos hoje com a globalização, tornando possível comprar carros alemães fabricados na China em nosso país ou saborear feijoada e uma suculenta picanha em um restaurante de prestígio em Paris.

Não podemos pensar no mundo atual sem inclusão e diversidade. Tanto é verdade que muitas das tecnologias que utilizamos em impressoras, computadores ou sistemas de comunicação são possíveis graças à troca de talento, engenhosidade e criatividade de pessoas que decidiram compartilhar suas diferenças para transformar uma empresa em uma fonte de inovação e desenvolvimento.

Cassandra Miyashiro, Gerente de Canais da Xerox Brasil.

Leia Mais

Outras Notícias