No dia 28 de setembro de 2024, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT celebra 84 anos de fundação. A entidade que é reconhecida pela elaboração de mais de 9 mil Normas Brasileiras (NBR), destinadas a diversos setores, também é protagonista na criação de norma internacional de sistema de gestão voltada ao combate à violência contra a mulher nas organizações.
A Organização Internacional de Normalização – ISO acaba de aprovar a proposta da norma ISO 3720101:2024 – Management systems to prevent and combat violence against women in organizations – Requirements with guidance for use, baseada na Prática Recomendada – ABNT PR 1019/2023 – Combate à violência contra mulheres lançada pela ABNT em 2023.
“Com previsão de lançamento em 2025 trata-se da primeira norma de sistema de gestão proposta pela ABNT na ISO, que irá especificar requisitos e fornecer orientações para organizações prevenirem e combaterem todas as formas de violência contra as mulheres, independentemente do tamanho e natureza da atividade. As empresas poderão ser certificadas com base na norma”, explica o presidente da ABNT, Mario William Esper.
A norma que será desenvolvida no âmbito do Comitê ISO/TC 309 – Governance of organizations, teve o apoio de 28 países, entre eles África do Sul, Australia, Austria, Canadá, China, Colômbia, Congo, Costa Rica, Equador, Egito, França, Guatemala, Índia,Irã, Itália, Jamaica, Cazaquistão, Quenia, Coreia, Mongólia, Panamá, Peru, Potugal, Santa Lucia, Espanha, Trinidade e Tobago, Tunisia e Uganda. Foi criado um grupo de trabalho de combate a prevenção de vîolência contra a mulher, para que o documento seja publicado em até 36 meses. As partes brasileiras interessadas em participar do processo de normalização podem se inscrever pelo e-mail danielle.villeroy@abnt.org.br.
Economia Circular
A economia circular também está no alvo da Normalização. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) promoverá no dia 15 de outubro de 2024, das 9h30 às 12h30, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Confederação Nacional da Indústria, o lançamento da série de normas ABNT NBR ISO 59004, ABNT NBR ISO 59010 e ABNT NBR ISO 59020, sobre Economia Circular, na sede da Firjan.
O evento contará com participação ativa de representantes da Comissão Especial de Estudos em Economia Circular (ABNT/CEE-323) e do Comitê Técnico sobre Economia Circular da ISO (ISO/TC 323 – Circular Economy), para debates sobre as normas técnicas que serão adotadas no País.
O colegiado, dedicado à normalização no campo da economia circular, uma das vertentes decisivas para o êxito global da agenda do clima e a sustentabilidade dos setores produtivos, é constituído por especialistas internacionais de mais de 40 países, sendo o Brasil um dos coordenadores, por meio da Associação Brasileira das Normas Técnicas – ABNT.
Prática Recomendada 2030 – Parte 2
Na última reunião especial da ABNT/CEE-256 – Comissão de Estudo Especial Environmental, Social and Governance (ESG) em setembro, foi aprovada a ABNT PR 2030-2. A segunda parte da Prática Recomendada apresenta uma metodologia inovadora que irá facilitar e inspirar a determinação da materialidade nas organizações engajadas na jornada ESG. No momento a ABNT PR 2030-2 está em fase de editoração e em breve será publicada.
A Norma inédita fruto de um amplo trabalho liderado pela ABNT na Organização Internacional de Normalização – ISO, alinha os principais conceitos e princípios na sigla ESG, em inglês para “environmental, social and governance” e orienta os passos necessários para incorporá-los na organização.
Homenagem Senado
Para homenagear a trajetória da ABNT, o Senado Federal promoverá no dia 28 de novembro, às 8h30, no Plenário, Sessão Especial, que contará com a presença de todos os colaboradores, associados e parceiros que contribuíram decisivamente para a construção da história da entidade. A proposição de autoria do senador Weverton (PDT-MA), associa as atividades da ABNT, de elaboração de normas e avaliação de conformidade, à base necessária para o desenvolvimento tecnológico do país.