quarta-feira, janeiro 15, 2025

United Way Brasil promove ação de impacto em organização social na zona sul de São Paulo

Compartilhar

Nesta sexta-feira, 13, mais de 300 voluntários se reuniram com o apoio de 17 empresas para a 22ª edição do Dia Viva Unido Comunidades, na Sociedade Santos Mártires, associação civil sem fins lucrativos localizada no Jardim Ângela, zona sul da capital paulista. O evento é promovido pela United Way Brasil (UWB), organização da sociedade civil presente em mais de 41 países e que atua com filantropia para investir no potencial transformador da primeira infância e da juventude.

Funcionários das empresas Accenture, American Tower, Dow, Ecolab, Eli Lilly, EY, Johnson´s Control, Kyndryl, Lear, Lenovo, Morgan Stanley, O-I, P&G, Pinheiro Neto, PwC, Zurich e Zurich Santander se dividiram entre as diversas atividades promovidas durante o dia para a comunidade do Jardim Ângela junto a crianças e jovens-potência. Jovens-potência são aqueles de 15 a 29 anos que enfrentam um contexto de desigualdades e racismo sistêmico, o que dificulta o acesso às oportunidades formais de trabalho e de estudo, colocando-os em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo do evento é o de fortalecer iniciativas de ESG e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil a partir do voluntariado empresarial. “Neste território da zona sul é onde vivem os jovens-potência. A Santos Mártires é uma organização com quase 40 anos nesse território e especialista nessa região complexa, uma das maiores de São Paulo, com uma história de ter sido taxada como uma das mais violentas e que não tinha políticas públicas. Com o apoio de empresas, houve aqui uma transformação importante”, afirmou durante a abertura da iniciativa a CEO da United Way Brasil, Gabriella Bighetti. “Há um simbolismo nessa ação de, além de estarmos juntos aqui com um propósito, estamos aqui porque não nos conformamos com algumas situações. O voluntariado é, na verdade, um grupo de inconformados, que sairá daqui contribuindo com transformação”, complementou.

O gerente da Sociedade Santos Mártires, Osni Santos Gomes, reforçou a importância de iniciativas como essa para gerar impacto local. “Essa região teve uma situação de muita violência até 1996. De lá pra cá, conexões entre empresas, organizações, entidades sociais e governos, voltados para a missão social, transformaram a realidade dessa região”.

A edição deste ano teve como tema Diversidade, Equidade e Inclusão, com o objetivo de conscientizar empresas, voluntários e a própria comunidade sobre a importância dessas práticas e o papel de cada um na sua promoção. Nesse sentido, foram desenvolvidas ações como oficina de bonecas negras e diversas; inclusão através da arte e música; revitalização de espaços; oficina de LinkedIn para jovens atendidos pela organização; desenvolvimento de estratégias para fortalecimento institucional da entidade; entre outras. A iniciativa iniciou uma temporada de ações que deve durar até novembro, abrangendo outras onze cidades.

“Essa temática da diversidade, equidade e inclusão é um presente que todos nós recebemos hoje, de trazer a pauta para a prática em nossas empresas, não só com relatórios financeiros”, destacou o conselheiro da UWB e Líder de Talent para Latam da EY, Carlos Antonaglia.

Os jovens moradores da região também contaram com mentoria de CEOs e conselheiros da UWB, como a estudante do Ensino Médio, Maria Antônia da Silva Santos, de 15 anos, que frequenta a organização há 10 anos. Ela participou de mentoria com Antonaglia, da EY, e contou que a experiência foi importante para ajudá-la a pensar em seus projetos de vida. “Eu já tenho uma profissão que pretendo seguir, mas tenho dúvidas se realmente quero isso para a minha vida. Mas na mentoria de hoje, eles me falaram para seguir e não ter medo de errar, porque será uma experiência nova e não um erro. Eu questionei se ele se arrependia de algo, ele disse que não e para não termos medo de errar. Então eu vi isso como um meio de eu não me cobrar tanto porque eu estou me cobrando muito ultimamente sobre carreira”, contou.

A jovem Joice Alves da Silva, de 15 anos, aproveitou a oportunidade do voluntariado empresarial para abrir uma conta no LinkedIn, a partir de mentoria ofertada. “Achei bom participar para me dar novas experiências e achar vagas de trabalho que possam me ajudar no futuro. Além de que aprender coisas novas é sempre bom”.

ESG e ODS’s

A agenda proposta pela iniciativa da UWB, de diversidade, equidade e inclusão, está alinhada tanto com práticas de ESG, como também a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam a necessidade de ações como essa: mais de 50% das crianças na primeira infância estão em famílias com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo. São 10 milhões de crianças (0 e 6 anos) nessa situação, a grande maioria delas pretas e pardas. Além disso, 30,3% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados. O país conta ainda com mais de 16 milhões de pessoas com deficiência. “Mais do que cumprir com agendas globais, incluir e dar oportunidades a todos e todas é uma missão coletiva, que deve englobar, além de políticas públicas, iniciativas de organizações sociais e apoio de empresas”, afirma Gabriella Bighetti, da UWB.

Leia Mais

Outras Notícias