A Frete.com, uma das maiores plataforma online de transporte de cargas da América do Sul, apurou que os caminhoneiros usuários do seu aplicativo deixaram de emitir aproximadamente 5,3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, no ano de 2023. O dado faz parte do Relatório de Sustentabilidade lançado pela empresa recentemente.
Em 2023, com o objetivo de identificar a economia na emissão de CO2 com a utilização da plataforma, a Frete.com realizou uma pesquisa com aproximadamente 700 caminhoneiros, utilizando como base o ILOS Report 2017 e o IPEA Report 2011. A pesquisa apurou uma economia mensal de 1.792 kg na emissão de CO2 por motorista, além de uma diferença na ociosidade do caminhão de aproximadamente 1.400 km.
Com base nestes números, estima-se uma economia na emissão de CO2 de 448 mil toneladas por mês e de 5.376.000 toneladas por ano com o uso da plataforma, considerando a base de motoristas ativos da plataforma, que gira em torno de aproximadamente 250 mil caminhoneiros.
“Nesse contexto, os dados comparativos demonstram que o caminhoneiro que não utiliza a plataforma apresenta uma ocupação de 41% e uma ociosidade de 59%, enquanto o caminhoneiro cadastrado na plataforma apresenta uma ocupação de 55% e uma ociosidade de 45%. Desta maneira, o uso da plataforma representa uma redução de 14% na ociosidade do caminhão”, afirma Federico Vega, CEO da Frete.com.
Projetos sociais
O relatório da Frete.com, que traz todas as iniciativas da empresa alinhadas com a agenda ESG, mostra que, na parte social, houve investimento no projeto de exposição itinerante, organizado pela Art Consulting Tool (Act.), que reúne uma seleção exclusiva de obras da Colección Oxenford, escolhidas em uma pesquisa cuidadosa feita pelo curador argentino Mariano Mayer. A exposição itinerante estabeleceu um importante e inédito diálogo entre a arte contemporânea argentina e o contexto cultural brasileiro.
A Frete.com também direcionou parte da arrecadação do tributo Estadual (ICMS) para fomentar a restauração de obras de arte no metrô da cidade de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), um programa que viabiliza a renúncia fiscal no Estado voltado a diversos projetos culturais. A obra patrocinada pela Frete.com está localizada na Estação Barra Funda, na Zona Oeste paulistana.
A Frete.com também continuou implementando iniciativas de prevenção de acidentes nas estradas, com o propósito de orientar as transportadoras, assegurar a vida e a segurança dos caminhoneiros, e evitar potenciais danos ao meio ambiente.
Entre as ações estão o envio do questionário sobre o material “Guias de Boas Práticas e Cuidados na Estrada”, disponibilizado pela Frete.com aos caminhoneiros para a reciclagem e educação do profissional que se envolve em acidentes. Além disso, também foram desenvolvidos treinamentos para os times internos da Frete.com com a finalidade de reforçar os processos e regras de segurança a serem seguidas, reduzindo impactos e prejuízos decorrentes de roubos e acidentes, bem como fortalecendo as regras de gerenciamento de riscos e obrigações com o seguro, visando reduzir sinistralidades.
Governança corporativa
Em 2023, a Frete.com investiu mais de R$ 400 mil em treinamentos para o desenvolvimento dos seus colaboradores. Deste total, cerca de R$ 35 mil foram oferecidos como subsídios para capacitação externa, complementando o aprendizado.
“Foram 79 cursos produzidos pelos nossos times de especialistas, lançados na Universidade Corporativa Unifrete. No total, foram 1.102 diferentes usuários certificados, 7.832 certificados emitidos, 375 diferentes treinamentos consumidos e uma média de aproveitamento de 97,68%”, revela o CEO da Frete.com.
Para promover uma cultura de cibersegurança, a Frete.com implementou treinamentos oferecidos pela plataforma Hacker Rangers, que auxilia na educação e engajamento dos usuários com a finalidade levar os colaboradores a adotarem hábitos “ciberseguros”, além de atender aos requisitos da LGPD e combater o crime cibernético. O programa foi iniciado em 2022 e já conseguiu atingir 71% de engajamento de toda a companhia. Atualmente, o nível de maturidade da Frete.com no SANS (System Adminis tration, Networking and Security) é 4 e a expectativa é atingir o nível 5, nível máximo de engajamento dos usuários nos critérios de maturidade do SANS.
A Frete.com demonstrou um compromisso sólido com a segurança cibernética ao longo de 2023. “Nossas ações proativas e estratégias eficazes resultaram em uma postura mais resiliente e protegida contra ameaças digitais. Investimos em Inteligência de Ameaças e proteção da marca, salvaguardando mais de 1.100 contas de caminhoneiros e empresas na plataforma contra exposições a malwares em dispositivos de clientes. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a segurança digital e está alinhada com os princípios sustentáveis da Frete.com. Além disso, fortalecemos as defesas nos dispositivos dos funcionários para prevenir vazamentos de dados, bloqueando centenas de malwares e sites maliciosos. Em 2023, bloqueamos mais de 9.400 ataques, reforçando nosso compromisso com a segurança da informação e destacando os esforços sustentáveis na proteção de dados sensíveis”, ressalta o CEO da Frete.com.
Planos para 2024
Em 2023, a Frete.com direcionou investimentos substanciais para projetos que abrangem tecnologia de segurança, a promoção de práticas ecologicamente sustentáveis e iniciativas de governança. Em 2024, a empresa continuará investindo em segurança na plataforma com o objetivo de desenvolver novas tecnologias no combate ao roubo de cargas.
“Para reduzir a possibilidade de não comparecimento do motorista na realização do frete, bem como diminuir o risco de a carga não estar no local de carregamento quando o motorista chegar, criaremos um mecanismo de garantias de parte a parte. Essa iniciativa reflete nosso compromisso em mitigar os riscos relacionados à entrega das cargas, proporcionando maior segurança tanto para os caminhoneiros quanto para as transportadoras”, destaca Vega.
Na área ambiental, a Frete.com, em parceria com a Via Green, irá produzir seu relatório com os dados relacionados à emissão de CO2 na atmosfera referente às suas atividades, proporcionando uma avaliação precisa do impacto ambiental das operações da Frete.com.
“Este relatório não apenas identificará oportunidades para otimizar e reduzir as emissões de carbono, como também contribuirá para uma gestão mais consciente e eficaz dos impactos ambientais associados às nossas atividades logísticas, alinhando-nos com nossos compromissos ESG”, complementa o CEO.
A empresa continuará investindo em seus colaboradores por meio de iniciativas internas voltadas para o desenvolvimento da equipe. Ao longo de 2024, haverá investimentos em ações específicas para o crescimento e empoderamento das mulheres na Frete.com por meio do programa de mentoria para mulheres, lançado no dia 8 de março de 2024, Dia Internacional da Mulher. O principal objetivo é capacitar, inspirar e apoiar as profissionais em suas trajetórias de carreira, proporcionando oportunidades de crescimento, fortalecendo lideranças femininas e promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado.
“Estamos entusiasmados com os avanços até o momento e ansiosos para aprimorar ainda mais essas iniciativas, investindo em novos projetos nos próximos anos e reforçando nosso compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis”, finaliza Federico Vega.