terça-feira, setembro 17, 2024

Ações urgentes para um futuro mais sustentável: como cada um de nós está colaborando

Compartilhar

Há anos, especialistas alertam sobre as consequências que os desequilíbrios ambientais causariam no planeta. Hoje, já vivenciamos esses problemas, com acontecimentos visíveis e a emergência climática presente em nosso cotidiano, que afetam a saúde pública, a economia e os ecossistemas globais. Inúmeros são os exemplos que podemos citar: problemas complexos que exigem uma série de ações sustentáveis coordenadas em todos os níveis da sociedade. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a temperatura global deve ter um aumento de até 1,5°C nas próximas décadas se medidas urgentes não forem adotadas.

Mas o que cada um de nós está fazendo com essas informações? A ação individual e coletiva é essencial para promover mudanças significativas e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Em 2023, aqui na Danone, reestruturamos as metas de ESG, seguindo as diretrizes globais da Jornada de Impacto, baseadas nos pilares de Natureza, Saúde e Pessoas & Comunidades. E uma das nossas metas no pilar Natureza é reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), em linha com a meta de 1,5°C, liderando as reduções de metano.

Para isso, estamos comprometidos com a descarbonização em toda nossa cadeia de valor, começando no campo, de onde vem nossa principal matéria-prima: o leite. Hoje, as emissões relacionadas ao leite representam cerca de 57% da nossa pegada agrícola e 70% das nossas emissões de metano em nível global. Por isso, em 2023 fomos pioneiros em assumir a meta de redução de 30% das emissões de metano até 2030 e, ao lado de produtores de leite parceiros, já diminuímos essas emissões para 19%. Isso só foi possível por meio de programas da Danone, realizados diretamente com esses produtores, que incluem apoio, capacitação, investimento e monitoramento para ações de agricultura regenerativa eficientes.

Sabe aquele potinho ou garrafão de Danone que você comprou ontem no mercado? Vamos pegá-lo como exemplo, pra mostrar na prática o que já estamos fazendo e como você pode colaborar. O leite do seu Danone já está emitindo menos GEE.

Quando esse leite chega na fábrica, é transformado em ‘Danone’, por meio de muita ciência, desenvolvida por anos em nossos centros de pesquisa ao redor do mundo. E aí vem uma outra conquista do ano passado: você sabia que 100% do portfólio de iogurtes, bebidas vegetais e sobremesas não possuem o alerta frontal, aquela lupa de “ALTO EM”, exigido pela Anvisa para alimentos com altos índices de gordura, sódio e açúcar? Dá uma olhada aí… Isso reforça nosso compromisso com a saudabilidade, além do sabor, é claro.

Promover a transição para um sistema de embalagem circular e de baixo carbono, além de recuperar tanto quanto utilizamos norteiam outras metas que estabelecemos na Jornada de Impacto em 2023, e investir em economia circular é uma realidade aqui na Danone. Há quase 15 anos, apoiamos a reciclagem inclusiva e a profissionalização de catadores e catadoras. Recentemente lançamos o Danone Circula, que inclui iniciativas para o design de embalagens; a recuperação de materiais recicláveis e o apoio social a catadores e catadoras; redução do desperdício e doação de alimentos. Dessa forma, reunimos vários projetos inovadores em cada uma dessas frentes, para acelerar nossos esforços e contribuir com os compromissos e metas globais.

O resultado? Só no ano passado, nosso projeto Reciclagem de Bandejas de Iogurtes, em parceria com a Yattó, impactou 25 cooperativas e 500 catadores e catadoras, responsáveis pela recuperação de mais de 34 toneladas de poliestireno (PS), a matéria-prima utilizada nas bandejas de iogurte. Com outras parcerias, como o Recupera e o Reciclar pelo Brasil, conseguimos recuperar mais de 10 mil toneladas (o equivalente a 100% das garrafas de iogurte que produzimos) e beneficiamos mais de três mil catadores. Então, como você pode ajudar? Primeiro, lavando sua embalagem de Danone antes de descartar (ajuda muito os catadores). Depois, separando esses e outros materiais no lixo reciclável, destinando esse lixo em locais indicados e convidando mais pessoas a colaborarem com esse movimento.

A Danone tem várias outras iniciativas, tanto para avançar na melhoria das questões ambientais, quanto em outras frentes de ESG. Aqui no Brasil, nosso modelo de gestão de impacto positivo segue o posicionamento “Tudo De Bom, Tudo de Bem”, lançado no início de 2023, que representa nosso compromisso em oferecer alimentos saudáveis, ao mesmo tempo que cuidamos da saúde das pessoas e do planeta. Afinal, acreditamos que a escolha de alimentos é uma escolha de mundo, e que isso tem o poder de mudar vidas.

Quer saber um pouco mais sobre o que estamos fazendo? Então te convido a ler nosso Relatório de Sustentabilidade 2023. Nele, detalhamos não apenas as ações realizadas e seus resultados, mas também as próximas metas desse desafio contínuo de construir um mundo melhor.

Taísa Costa, Gerente de Sustentabilidade da Danone.

Leia Mais

Outras Notícias