O Instituto Alpargatas, braço de responsabilidade social da Alpargatas e membro signatário do Pacto Global das Nações Unidas desde 2019, divulga o Relatório de Resultados 2022-2024 com impacto positivo de suas atividades na vida de mais de 2 milhões de brasileiros. Comemorando 21 anos, o Instituto, em 2024, alcançou a marca de 500 escolas atendidas em 16 municípios brasileiros, e, nas últimas duas décadas, promoveu a capacitação de mais de 24 mil professores e gestores, além de investir mais de R$67,4 milhões de reais em recursos para as ações.
Desde sua fundação, o Instituto tem se dedicado a transformar comunidades localizadas nas regiões de atuação da Alpargatas, a partir da análise pormenorizada de suas necessidades específicas, orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O relatório destaca os principais projetos e programas de seu portfólio, dentre eles os programas Educação pela Cultura, Educação pelo Esporte e Educação Profissionalizante e as múltiplas iniciativas de voluntariado corporativo.
“Temos um compromisso contínuo com a responsabilidade social, a sustentabilidade e, sobretudo, com a promoção da educação como alicerce para a transformação social. No Instituto Alpargatas, acreditamos que a educação é o alicerce para um futuro mais justo e igualitário. Cada projeto realizado, cada vida impactada, reforça nosso compromisso com essa missão. Estamos orgulhosos dos avanços conquistados até agora, mas cientes de que ainda há muito a ser feito”, destaca Berivaldo Araújo, Diretor do Instituto Alpargatas.
Um importante dado é referente ao comprometimento com o fomento da igualdade de oportunidades por meio de projetos educacionais e parcerias estratégicas: 52% dos alunos atendidos são do gênero masculino e 48% são do gênero feminino. Em uma região em que, frequentemente, os meninos interrompem os estudos precocemente para conseguirem trabalhar e garantir um complemento da renda familiar, o percentual de alunos do sexo masculino matriculados revela que muitas famílias estão enxergando a importância da permanência na escola e, consequentemente, na continuidade dos estudos.
“Buscamos transformar vidas, proporcionando oportunidades para que crianças, adolescentes e adultos possam desenvolver todo o seu potencial. Cada projeto educacional que implementamos busca oferecer ferramentas e recursos para que esses indivíduos possam sonhar e alcançar seus objetivos. O sucesso de nossas iniciativas é fruto do esforço conjunto de nossos colaboradores Alpargatas, parceiros e voluntários, que compartilham conosco a visão de um mundo onde a educação é acessível a todos e serve como ferramenta de transformação social”, afirma José Roberto Martinez Daniello, VP Global de People da Alpargatas.
Atualmente, o Instituto Alpargatas tem parceria com mais de 30 municípios na implementação de seus programas de educação, localizados nos estados de PB, PE, MG e SP.
Educação pelo Esporte
O Programa Educação pelo Esporte tem como objetivo proporcionar a recomposição e a melhoria da aprendizagem escolar, utilizando-se da educação física como ferramenta para melhoria da qualidade de ensino e para combate da evasão escolar.
Por meio de atividades e aulas que evocam a interdisciplinaridade e a multiculturalidade – e que estão em consonância às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às propostas curriculares indicadas pelas SEDUC’s (Secretarias Municipais de Educação) e demais órgãos normativos -, os alunos têm a chance de consolidar o que aprenderam na sala de aula ao mesmo tempo que praticam a inclusão, o respeito à diversidade e a cultura de paz.
Como resultados, até 2023, foram reformadas 230 escolas e 100 quadras esportivas e construídas 2 novas quadras . Ao todo, foram 471 escolas beneficiadas em 16 municípios da PB, PE e MG.
Por sua vez, o Prêmio de Educação – componente do programa Educação pelo Esporte – foi desenvolvido para reconhecer e promover a evolução e esforço dos alunos, bem com as práticas pedagógicas inovadoras e criativas dos educadores de cada uma das escolas parceiras (ou seja, participantes dos programas Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura), por meio das categorias ‘Aluno Nota 10’ e ‘Educador Nota 10’, respectivamente.
Ao longo dos 20 anos da premiação, foram premiados 51.779 alunos, 145 professores, 106 educadores e 100 equipes de gestão.
Educação pela Cultura
O Programa Educação pela Cultura tem como principal objetivo estabelecer um plano de desenvolvimento local para promover a multiculturalidade, o aprendizado e a compreensão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena do Brasil, apoiando a inclusão destas temáticas na grade curricular das escolas de educação básica de ensino fundamental, garantindo a implementação das metas educacionais conforme as Leis nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e 11.645, de 10 de março de 2008.
Como resultados, até 2023, foram 471 escolas beneficiadas em 16 municípios e mais de 704 mil alunos atendidos.
Também conta com iniciativas de educação inclusiva, como a adaptação física dos espaços escolares, conectando-os aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 16 municípios de atuação do IA. Em João Pessoa, por exemplo, o número de atendimento de alunos da Educação Especial aumentou 26% comparando 2023 em relação a 2021, sendo mais de 3 mil impactados.
Educação Profissionalizante
Os projetos da frente de Educação Profissionalizante buscam promover a igualdade de oportunidades e a reintegração da população local, em especial os grupos minorizados, no mercado de trabalho, por meio de cursos de capacitação e requalificação profissional.
Merece destaque o projeto Empreender Alpa – desenvolvido em parceria com o SENAI, prefeituras e Secretarias de Educação dos municípios parceiros -, que oferta, a partir do estudo das demandas e necessidades locais, uma ampla gama de cursos profissionalizantes à comunidade, a fim de fomentar o empreendedorismo e lhes proporcionar novas perspectivas. A contar de sua criação, em 2020, foram beneficiados 9 mil alunos em 30 cidades na Paraíba e em Pernambuco.
Voluntariado Corporativo
A frente, vinculados ao AVA – Alpa Voluntários em Ação -, estimula a interação e participação cidadã dos colaboradores da Alpargatas em projetos e iniciativas que visam contribuir com o desenvolvimento social das comunidades situadas nos municípios onde o Instituto atua.
Dentre as diversas iniciativas que compõem a frente, são as mais longevas: Escolinha de Taekwondo; o projeto Eletricidade Básica; o projeto Marcenaria Sustentável e o programa de Mentoring Social.
A Escolinha de Taekwondo, primeiro projeto desenvolvido pelo Instituto Alpargatas ainda em 2003, oferece a crianças, adolescentes, jovens e adultos de comunidades vulneráveis de Santa Rita (PB) aulas de Taekwondo, na modalidade pós-escola, além de providenciar alimentação e arcar com todos os gastos referentes à permanência, uniformes, torneios e demais eventos. Até 2023, foram beneficiados mais de 8 mil alunos.
Realizado em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM do SENAI e com o AVA, o curso Marcenaria Sustentável é ministrado por profissionais do SENAI e colaboradores voluntários da companhia e tem como objetivo promover a formação teórica e prática necessárias à confecção de móveis em pallets. Ao todo, foram formadas 7 turmas e capacitados 121 profissionais.
Nos mesmos moldes, o projeto Eletricidade Básica, por sua vez, é promovido desde 2015, e até 2023, desenvolveu 27 turmas e 635 alunos nas cidades de Santa Rita e Campina Grande (PB).
Por fim, o programa de Mentoring Social é organizado em parceria com o AVA e com a Ponto Social, a fim de proporcionar uma jornada de aprendizado e de troca de experiências entre jovens em situação de vulnerabilidade social (16 a 22 anos) e colaboradores mais experientes da Alpargatas. De 2017 a 2023, foram realizadas 9 edições, que contaram com mais de 580 participantes, entre mentores e mentorados, dos estados de Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais.