terça-feira, setembro 17, 2024

BID Invest, Bancolombia e Atlas Renewable Energy anunciam investimento para transição energética na Colômbia

Compartilhar

O BID Invest, o Bancolombia e a Atlas Renewable Energy, uma empresa internacional de energia limpa, reafirmam seu compromisso com a mitigação das mudanças climáticas ao anunciar o fechamento de um contrato de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento, a construção e a operação da usina de energia solar fotovoltaica Shangri-La, de 201 MWp, no departamento de Tolima, Colômbia. O pacote de financiamento inclui um empréstimo sênior garantido no valor total de COP 473,770 milhões (equivalente a US$ 113 milhões) fornecido pelo BID Invest e pelo Bancolombia.

O projeto acrescentará 160 MWac de capacidade instalada de geração de eletricidade sem carbono ao sistema energético colombiano. Isso gerará cerca de 403,7 GWh de energia limpa por ano, o equivalente a abastecer cerca de 214.000 residências e evitar a emissão de cerca de 162.000 toneladas de CO2. Dessa forma, o projeto contribui diretamente para a mitigação das mudanças climáticas, obtendo um efeito líquido na redução das emissões de gases de efeito estufa.

A usina de energia solar fotovoltaica é a quarta e a maior financiada pelo BID Invest na Colômbia e o primeiro projeto da Atlas Renewable Energy no país. É um passo fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a geração de energia renovável não convencional, reduzindo assim a dependência do país da geração hidrelétrica e de fontes de combustível fóssil. 

O projeto contribui para a diversificação da matriz energética da Colômbia e para o fortalecimento da resiliência do sistema elétrico, especialmente durante as estações secas. Por meio desse financiamento, o BID Invest, o Bancolombia e a Atlas promovem o desenvolvimento de projetos sólidos do setor privado e apoiam a transição energética do país.

“No BID Invest, consideramos a Atlas um parceiro estratégico para o desenvolvimento sustentável na América Latina e o financiamento desse importante projeto contribuirá para o processo de transição energética da Colômbia. Por sua vez, foi fundamental fornecer liquidez em moeda local e cofinanciar junto com o Bancolombia, com quem temos um relacionamento próximo no financiamento de projetos no país”, disse Marisela Alvarenga, gerente geral de Negócios do BID Invest..

“O projeto Shangri-La Solar, um dos maiores da Colômbia, reflete nosso compromisso com soluções inovadoras e competitivas, posicionando-nos em novos mercados e garantindo financiamento de alto nível. Esse acordo destaca nosso relacionamento com o IDB Invest, com quem financiamos seis projetos solares na América Latina, e marca nossa primeira colaboração com o Bancolombia, cuja flexibilidade e transparência foram fundamentais para materializar essa transação de financiamento”, disse Rubén Borja, gerente nacional da Atlas na Colômbia.

“No setor financeiro, temos o compromisso de mobilizar mais recursos para iniciativas que contribuam para uma transição energética sustentável no país. Nessa linha, temos o prazer de trabalhar com o BID Invest para acompanhar projetos como o que será desenvolvido pela Atlas, que contribuem para uma matriz energética mais limpa e têm um impacto no desenvolvimento de comunidades mais sustentáveis e no bem-estar das pessoas”, disse Juan Carlos Mora, presidente do Bancolombia.

Além do empréstimo, o BID Invest supervisionará a implementação de ações pela Atlas para reforçar a estratégia de gênero existente no projeto. Entre elas, um programa será desenvolvido nas comunidades próximas ao projeto Shangri-La, com o objetivo de alcançar pelo menos 15% de participação feminina no total da força de trabalho local contratada. 

O programa promovido pela Atlas, chamado “Somos Parte da Mesma Energia”, foi implementado em toda a América Latina e já treinou mais de 1.500 mulheres das localidades próximas aos projetos solares da empresa em habilidades técnicas, permitindo que muitas delas fossem contratadas durante o processo de construção, e visa reduzir os riscos associados a atos de discriminação e violência de gênero. 

O projeto contribuirá para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 7 (Energia limpa e acessível), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), ODS 13 (Ação climática) e ODS 17 (Parceria para alcançar os objetivos).

Esse projeto faz parte de uma parceria entre a Atlas Renewable Energy e a ISAGEN para desenvolver, construir e operar 1.000 MW de projetos solares na próxima década, contribuindo assim para a transição energética e a descarbonização na Colômbia.

Leia Mais

Outras Notícias