O processo de onboarding tem sido cada vez mais estratégico para empresas, funcionando como uma extensão da experiência do colaborador, além de etapa crucial para o engajamento e retenção de talentos. Isso é comprovado em uma pesquisa realizada pelo Instituto da Oportunidade Social, com jovens profissionais em que 76% deles consideram muito importante empresas que em sua cultura organizacional trazem práticas sociais, de diversidade e sustentáveis.
Atentas a isso, as empresas têm se conectado cada vez mais a organizações do Terceiro Setor para impulsionar suas agendas ESG, além de apoiar a cultura organizacional e engajamento dos colaboradores.
É o caso da Coaktion, empresa de tecnologia focada em CX (Customer Experience), que há 2 anos utiliza seu processo de onboarding de colaboradores como ferramenta para investimento e atuação no social, por meio da doação e do voluntariado corporativo na ONG PAC (Projeto Amigos da Comunidade), que há mais de 21 anos atende a população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social nos distritos de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, em São Paulo.
No processo de onboarding que dura até dois meses, a empresa além de apresentar ao novo colaborador, os projetos e ações que ele pode participar junto a ONG PAC, também comunicação a doação que é destinada mensalmente por cada colaborador, a ONG.
De acordo com Flavia Rezende, Head de Recursos Humanos, da Coaktion, trazer as iniciativas junto a ONG PAC, demonstra não só a sinergia entre os valores de ambas, mas é forma eficiente de introduzir o colaborador a cultura da empresa de uma forma natural.
“Na Coaktion, temos como um valor muito forte, o investimento no social. Por isso, apresentar a ONG PAC, no nosso processo de onboarding, é demonstrar um compromisso que assumimos de apoio a essa instituição e que também motiva o colaborador”, comenta Flavia.
Além do apoio por meio da doação por cada colaborador, durante o onboarding a empresa também o voluntario corporativo e a participarem das ações sazonais da ONG como: Páscoa, dia das crianças e natal, e em ações contínuas como mentores no curso de formação profissional para jovens de 16 a 24 anos, ‘Jovem com Futuro (JCF)’.
Na mentoria JCF, cerca de cinco colaboradores por semestre da Coaktion (dentre analistas, líderes e executivos) podem contribuir com suas experiências e serem um referencial profissional para os jovens em formação durante 16 encontros virtuais e presenciais. O objetivo é que o jovem ingresse no mercado de trabalho ainda mais preparado.
Sobre o PAC - Projeto Amigos da Comunidade
Fundado há 21 anos, o PAC – Projeto Amigos da Comunidade uma Organização Social sem fins lucrativos certificada pelo CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - que atende a população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social nos distritos de Pirituba, São Domingos e Jaraguá (SP). Atualmente, o PAC conta com mais de 92 funcionários, cerca de 5.000 voluntários, 192 mantenedores via doação e mais de 10 empresas parceiras que subsidiam as oficinas promovidas pela organização, como Elo, Sow, Co.Aktion, Netas, Totvs Meridional, R3 e Zendesk.