Embora 85% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estejam atrasados, estudo da Accenture em parceria com o Pacto Global da ONU afirma ser possível alcançar as metas estabelecidas até 2030.
Na América Latina, 95% dos executivos afirmam que o setor privado desempenha um papel fundamental para alcançar os ODS da ONU, mas apenas 56% deles acreditam que as companhias realizam o que é necessário para o alcance das metas estipuladas para 2030. Apesar do baixo índice, ele é oito pontos mais alto que a média mundial de 48%.
Ao serem questionados sobre quais são as principais barreiras para o avanço, os executivos latino-americanos identificaram a inflação (91%); as taxas de juros (87%); e as prioridades competitivas (83%) como as três principais.
A pesquisa consultou 2.800 executivos a nível mundial, entre eles 450 latino-americanos. Entre os países estudados estavam Brasil, Argentina, Colômbia e Chile.
O presidente da Accenture para Brasil e América Latina, Rodolfo Eschenbach, destaca que crises mundiais como a pandemia de covid, a guerra na Ucrânia, os altos níveis de inflação e fenômenos meteorológicos extremos têm desacelerado ou revertido drasticamente os avanços nos ODS. “Esses contratempos ampliaram o déficit de financiamento dos ODS para 11-15 trilhões de dólares por ano em todo o mundo”, comenta.
Os executivos latino-americanos afirmam que os três ODS que estão contribuindo com mais força são a criação de empregos de qualidade (33%); o impulso à inovação (19%); e a melhoria da gestão ambiental (13%).
De acordo com Rodolfo, para alcançar os ODS em 2030, será necessário que o mundo passe de uma economia extrativa obsoleta para um sistema econômico mais justo e sustentável. “Para realizar essa transição de forma eficaz, o setor privado deverá expandir o impacto da atividade econômica e da inovação para promover uma sociedade equitativa e inclusiva. Ampliar as estratégias de governança que promovam o alinhamento do setor privado com os ODS. E, finalmente, transformar os modelos empresariais para mitigar o impacto ambiental e alinhar as métricas de crescimento com a sustentabilidade. A Accenture inclui em todos os seus serviços ações que podem ajudar as empresas a alcançar as metas estabelecidas “, avalia.
O papel da tecnologia
Os executivos latino-americanos afirmam que a tecnologia desempenha um papel fundamental para alcançar os ODS. Dessa forma, 67% acreditam que a tecnologia permite que suas empresas escalem os ODS de forma rentável. No entanto, apenas 50% dizem ter capital suficiente para investir em novas tecnologias necessárias.
Eles identificam data analytics (89%); cloud e edge computing (86%); e os dispositivos móveis (85%) como as principais tecnologias que estão permitindo o avanço nos objetivos dos ODS. Um cenário muito similar ao global .
Na análise dos especialistas da Accenture, data analytics é uma ferramenta chave para que as empresas possam avançar nos ODS, pois permite coletar e analisar informações fundamentais para identificar quais mudanças devem ser realizadas e medir os avanços. Diante disso, aumentar o investimento nesta e em outras tecnologias é fundamental.