quinta-feira, dezembro 26, 2024

Alvoar Lácteos apresenta Relatório de Sustentabilidade 2023

Compartilhar

A Alvoar Lácteos divulga o Relatório de Sustentabilidade 2023, com informações relevantes de suas práticas nas áreas ambiental, social e de governança corporativa. O documento, já disponível  para download, segue as diretrizes propostas pela Global Reporting Initiative (GRI).  

É a quinta maior indústria de laticínios do Brasil, com sete fábricas em operação e o processamento diário de 2,8 milhões de litros de leite. Possui 17 Centros de Distribuição e um portfólio de mais de 200 produtos das marcas Betânia, Camponesa, Betânia Kids, YoBem e Caramelos Embaré, garantindo uma forte atuação nas regiões Nordeste e Sudeste do país. 

Em 2023, alcançou um faturamento líquido de R$ 4,11 bilhões, com EBITDA de R$ 226,7 milhões e uma redução de 36% da dívida líquida em relação ao ano anterior. Resultados que apontam a solidez  e, principalmente, sua capacidade de se adaptar às dinâmicas do mercado, mesmo em um contexto desafiador.  

Mas esse crescimento tem sido pautado na geração de valor compartilhado para todos os stakeholders. Nesse sentido, registrou, em 2023, a entrada do IFC, braço social do Banco Mundial, em sua estrutura societária. Desde então, o controle da Companhia passou a ser  compartilhado entre três blocos de Acionistas: o bloco Girão, o bloco Antunes e Schmidt e o bloco Arlon; e com participação minoritária da IFC.

A companhia investe no bem-estar das comunidades em seu entorno, com ações de fomento aos produtores de leite, resultando em mais de R$ 38 milhões destinados à cadeia de valor. O relatório registra ainda o repasse de 117 mil toneladas de insumos, gerando uma economia de 4,7 milhões de reais para os produtores. Mais de 6.700 visitas de Assistência Técnica e Gerencial foram realizadas, 8 equipamentos de ordenha mecânica foram financiados e 254 novos resfriadores foram instalados nas propriedades rurais.   

Com o projeto Acelera, reestruturou a área de vendas e ampliou seu atendimento para 43 mil clientes, contando com 8.821 fornecedores. Também implantou uma série de inciativas de valorização dos colaboradores, como a criação da Universidade Corporativa Alvoar Lácteos e o investimento de R$ 1,15 milhões para desenvolvimento e 95 mil horas de treinamento de pessoal. Lançou o Programa de Trainee com 50% de vagas afirmativas para mulheres e 10% para pessoas negras.  

A empresa implementa diversas iniciativas para reduzir seu impacto ambiental, como a recuperação da água evaporada no processo de secagem de leite em pó, a adequação da caldeira para uso de biomassa e a reciclagem de embalagens. Além disso, a Alvoar Lácteos investe em um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo que transforma biogás em energia elétrica, eliminando 600 toneladas de biomassa mensalmente

Para a Diretora Executiva de Desenvolvimento Humano & Organizacional & ESG da Alvoar Lácteos, Conci Lima, o sucesso empresarial é indissociável do compromisso em contribuir com o desenvolvimento sustentável, de modo a gerar impacto positivo ao meio ambiente e à sociedade. “Por meio de nossas práticas ESG, contribuímos para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos, fortalecemos toda a cadeia de lácteos e potencializamos parcerias em todo o ecossistema. Assim, criamos um impacto positivo que vai muito além de produtos que alimentam o corpo”, conclui. 

Sobre a Alvoar Lácteos

A Alvoar Lácteos é a quinta maior empresa de laticínios do Brasil, com faturamento bruto de R$ 4,8 bilhões em 2023, 7 fábricas e 17 centros de distribuição. Reúne marcas líderes em seus segmentos, como Betânia, Camponesa, Betânia Kids, Yobem e Caramelos Embaré, e atua com um portfólio forte e diversificado com mais de 200 produtos no Brasil. Exporta seus caramelos para mais de 25 países. A Alvoar Lácteos conta com um time de 4,4 mil colaboradores diretos e trabalha em parceria com mais de 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas no Nordeste e em Minas Gerais.

Leia Mais

Outras Notícias