terça-feira, setembro 17, 2024

BB firma compromisso pela diversidade em conjunto com Ministério da Gestão e outras estatais

Compartilhar

O Banco do Brasil oficializa nesta quarta-feira, 4, em conjunto com outras empresas estatais federais, a adesão ao Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão (Pacto DEI). Coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Governança das Estatais, o acordo tem como objetivo o aprimoramento de políticas públicas e implementação de ações afirmativas que promovam pluralidade nas empresas públicas. A cerimônia de assinatura acontece no auditório do Edifício Petrobras, em Brasília, com a presença de representantes do Governo Federal e das entidades signatárias.

Pelos termos do acordo, essas empresas se comprometem a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, impactando de forma positiva e significativa na vida das pessoas; promover o bem-estar das pessoas, criando melhores condições de trabalho, incluindo a preservação da saúde física e mental; combater qualquer tipo de discriminação, tendo o respeito e a valorização das diferenças como base de todas as relações; valorizar a cultura inclusiva, estabelecendo ambientes com segurança psicológica, além de fortalecer a cooperação na busca de soluções, otimizando esforços e recursos.

“A adesão ao Pacto DEI se soma a outras ações práticas que nos colocam como importante aliado na promoção de uma sociedade mais igualitária. Estamos orgulhosos de fazer parte deste movimento transformador. Mais uma vez reafirmamos nosso compromisso com a diversidade, questão central da nossa estratégia, e que tem demonstrado impacto positivo para clientes, funcionários, fornecedores e demais parceiros estratégicos, contribuindo para a inclusão financeira e a geração de trabalho e renda” afirma Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil.

Diversidade no BB

O Banco do Brasil é embaixador de três movimentos ligados ao Pacto Global das Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, e que promovem ações de equidade racial e de gênero, trabalho decente e crescimento econômico: Elas Lideram 2030, Raça é Prioridade e Salário Digno. 

No ano passado, o BB instituiu o Programa de Diversidade e o Comitê Estratégico de Pessoas, Equidade e Diversidade, fórum deliberativo interno multidisciplinar, que concretiza iniciativas em prol da diversidade e de avanços quanto ao tema em processos internos e ações mercadológicas. O Comitê integra funcionários de diversos níveis hierárquicos para dar foco, apoiar a gestão e avançar as questões que envolvem diversidade, equidade, inclusão e pertencimento.

Recentemente, o BB renovou seus 12 Compromissos BB 2030 para uma Mundo + Sustentável, que abrange temas como diversidade, com o objetivo de alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025 e 30% de pretos, pardos, indígenas e outras etnias sub-representadas em cargos de liderança até

Este ano, o Banco também assinou os termos de compromisso da 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, Ministério do Trabalho e Emprego, ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT) e que visa fomentar práticas de equidade de gênero e raça na cultura organizacional de corporações, com foco nas áreas de gestão e recursos humanos.

Além disso, o BB é a empresa com maior peso no IDiversa, sendo selecionado para compor o primeiro índice latino-americano da B3 pelo segundo ano consecutivo. O iDiversa reconhece companhias com ações de destaque em diversidade de raça e gênero. O BB é a empresa com maior peso neste índice.

Leia Mais

Outras Notícias