quinta-feira, janeiro 2, 2025

Samsara Eco e NILIT se unem para construir a primeira instalação de reciclagem enzimática de poliamida

Compartilhar

A Samsara Eco, inovadora em tecnologia ambiental, e a NILIT, líder mundial na produção de poliamida 6.6 para vestuário, anunciam planos de investimentos para construção de uma unidade de produção de polímero reciclado de poliamida 6.6, no Sudeste Asiático. Esse projeto ajudará a fechar o ciclo do fio na indústria têxtil. Cerca de quatro milhões de toneladas dessa fibra são criadas a cada ano, ela é uma das mais utilizadas nas indústrias de vestuário e moda de alto desempenho. No entanto, é notoriamente difícil de reciclar e, quando misturada com outras fibras, como o elastano, o desafio é ainda maior. Juntas, a Samsara Eco e a NILIT buscam enfrentar esse problema de frente.

A instalação será dedicada exclusivamente à reciclagem de resíduos têxteis, transformando-os em polímeros de poliamida 6.6 reciclados de alta qualidade. Esses polímeros poderão ser utilizados por marcas e fabricantes de tecidos e malhas em suas cadeias de suprimentos existentes para criarem tecidos de forma contínua e sustentável. A unidade deve começar a operar até o final de 2026. “Nossa visão é entregar reparação climática por meio da reciclagem infinita. Uma das maneiras de conseguir isso é criando o primeiro caminho circular para a poliamida 6.6. Roupas descartadas produzidas com essa fibra, como roupas esportivas, e até mesmo produtos do espaço interno dos carros, geralmente acabam em aterros sanitários ou são incinerados no fim da vida útil, o que apresenta consequências terríveis para o nosso planeta”, disse Paul Riley, CEO e fundador da Samsara Eco.

Sarah Cook, diretora comercial e de operações da Samsara Eco também comenta sobre o acordo: “Ao trabalhar com a NILIT, podemos reverter essa tendência e dar uma nova vida às roupas. O acordo é um passo importante para ajudar as marcas e o mundo a promover a circularidade da poliamida 6.6 e reduzir resíduos plásticos. Estamos orgulhosos de explorar uma instalação piloto de reciclagem com a NILIT, estabelecendo um precedente do que é possível para futuros parceiros globalmente.”

“A parceria da NILIT com a Samsara Eco é um passo importante em nossa estratégia multifacetada para fornecer ao mercado de vestuário produtos de poliamida 6.6 premium que têm menor impacto ambiental”, explicou Ilan Melamed, gerente geral da NILIT.  “A implementação de soluções de reciclagem de tecido para tecido reduzirá significativamente as emissões globais de carbono e diminuirá os 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados em aterros sanitários a cada ano. Em parceria, a NILIT e a Samsara Eco têm o potencial de produzir poliamida 6.6 reciclada infinitamente, garantindo excelente qualidade e desempenho têxtil, ao mesmo tempo, em que beneficia o planeta”.

EosEco é a primeira tecnologia do mundo a reciclar infinitamente a poliamida 6.6 combinando biofísica, química, biologia e ciência da computação (como IA) para criar uma família de enzimas que comem plástico. As enzimas decompõem os resíduos plásticos, incluindo tecidos feitos de poliamida 6.6, em matérias-primas, tornando-as perfeitamente integradas aos processos de fabricação existentes para criar um ciclo verdadeiramente fechado. O EosEco™ pode reciclar diversos insumos de matéria-prima, incluindo tecidos coloridos e misturados, como poliamida 6.6 com elastano. Além disso, com a polimerização, fiação e tecnologia exclusivas, a NIL

Leia Mais

Outras Notícias