O que análise de dados tem a ver com impacto social? Organizações engajadas na promoção de impacto social têm utilizado tecnologias para prever necessidades emergentes, otimizar a alocação de recursos e melhorar a eficiência operacional. Não à toa as ações baseadas em dados refletem diretamente nos resultados. Empresas que se sustentam em dados na tomada de decisões podem ter crescimento de 15% a 25% acima da média, de acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company.
Neste cenário de crescimento, ferramentas de análise cognitiva têm ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. É o caso da combinação de inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem natural (NLP) para analisar, interpretar e aprender, a partir de grandes volumes de dados, sejam eles estruturados ou não. Plataformas de análise cognitiva são definidas como uma mistura otimizada do funcionamento do cérebro humano com a ciência da computação, em suas aplicações mais avançadas.
Capazes de interpretar dados não estruturados, como textos, imagens e vídeos, essas plataformas são ferramentas poderosas para a geração de insights profundos que contribuem para a estratégia de negócios. De forma complementar, as análises de dados passam de preditivas e prescritivas para cognitivas, permitindo uma compreensão ainda mais abrangente de temas, privilegiando informação para uma tomada de decisão mais assertiva.
Um bom exemplo de aplicação prática se dá no uso de plataformas cognitivas para prevenir risco de doenças, por exemplo, analisando dados de comportamento alimentar dos indivíduos. Ainda nesta linha de raciocínio, até mesmo estabelecimentos comerciais podem usar análise cognitiva para recomendar produtos saudáveis com base nas preferências, necessidades e histórico de compras dos usuários.
Os assistentes virtuais e chatbots que utilizam plataformas cognitivas para ajudar pessoas com deficiências a navegar na internet e usar dispositivos digitais também ilustram bem o uso dos dados para melhorar a experiência digital. Essas ferramentas podem converter texto em fala para deficientes visuais, interpretar comandos de voz para deficientes físicos, e fornecer legendas em tempo real para deficientes auditivos. No conceito de empreendedorismo e negócios, tecnologias cognitivas propiciam um verdadeiro oceano azul.
Entretanto, é importante destacar que não devemos coletar dados sem um propósito bem definido ou porque todos estão fazendo. Primeiro, é necessário analisar o negócio e definir a arquitetura de dados que queremos implementar. Só depois deve-se montar essa estrutura com uma governança adequada e trazer pessoas qualificadas para executar. Embora os dados estejam em alta, o objetivo de gerar impacto por meio da tecnologia só é possível com estratégia e pessoas que viabilizem isso.
O poder dos dados nas mudanças sociais
Empresas que buscam beneficiar a sociedade por meio do próprio negócio precisam ter objetivos muito claros e bem definidos. Um levantamento realizado pela VR em sua base de clientes, em 2023, aponta que ações de impacto social realizadas pelas companhias são vistas com alta importância para 85% dos respondentes sendo que 73% avaliaram com nota máxima essa questão.
A análise de dados associada ao intenso fluxo de informações favorece o entendimento de que as questões sociais não devem ser apenas pontos de competitividade entre as empresas, mas sim um requisito humanitário, transcendendo tópicos corporativos. Trata-se de um pacto coletivo que deve considerar objetivos de negócios rentáveis, com princípios éticos, morais e sobretudo sociais. E para chegar nessa equação é fundamental ter a tecnologia como ferramenta.
Fora do ambiente organizacional as pessoas estão entendendo melhor a importância do tema. Segundo a Pesquisa Marketing de Causa, desenvolvida pela Ipsos em parceria com a Cause Escola Superior de Propaganda e Marketing e o Instituto Ayrton Senna, 27% dos entrevistados de todo o Brasil preferiram comprar um produto que, diretamente, auxiliava alguma agenda social.
A união de esforços individuais e coletivos/organizacionais e o compromisso para influenciar de forma incisiva temas complexos da nossa sociedade, canalizando o conhecimento gerado para a criação de iniciativas que visem o bem comum, é um caminho possível para potencializar esforços e resultados que beneficiam todos, gerando impacto social na prática.
Renato Teixeira é diretor-executivo de Plataforma e Produtos PJ da VR.