quarta-feira, janeiro 15, 2025

Empreendedoras conseguem melhorar a renda com projeto em São Paulo

Compartilhar

O Instituto Camargo Corrêa, promoveu, de março a junho, em parceria com Sebrae, o “Construindo Negócios Vencedores”, curso gratuito de empreendedorismo com o objetivo de preparar mulheres de baixa renda para a criação e administração de pequenos negócios.

Foram 52 horas de capacitação na Casa da Cultura e Educação do Jardim São Luís, instituição fundada em 1999 sem fins lucrativos, que atende a região do Capão Redondo com mais de 1 milhão de moradores.

Após 60 dias da conclusão das aulas, o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes comprovam o resultado positivo do projeto: 60% afirmam que registraram, em julho e agosto, aumento na renda; 20% disseram que aprenderam a administrar os rendimentos e com isso conseguiram investir em equipamentos, mão de obra e materiais; e 13,33% geraram empregos.

“Muitas mulheres inscritas já tinham o próprio negócio em diferentes segmentos como na gastronomia, moda, beleza e estética, mas apresentavam dificuldades na gestão. Por isso, projetos assim, são essenciais para que elas possam crescer de forma estruturada”, destacou Francinete Oliveira, gestora da  Casa da Cultura e Educação Jardim São Luís.

“Aprendi a organizar os meus rendimentos, também sobre parcerias, definição de público- alvo e ao final, eu percebi a evolução não só minha, mas também das colegas,” contou a vendedora Fabiana Lima.

Diante desse sucesso do “Construindo Negócios Vencedores” e da necessidade de mais formação e conhecimento, o ICC lançou, em julho, em parceria com Senai, mais uma oportunidade: o “Mão na Massa Cozinha Criativa”, também no Jardim São Luís, com aulas práticas de panificação e teóricas de  finanças, marketing e empreendedorismo que somou  126 inscritas e já está com quatro turmas em andamento, com 16 mulheres cada.

“O objetivo é transformar a vida dessas mulheres, fortalecer a autoestima, o autoconhecimento e consequentemente melhorar a gestão dos negócios. O impacto do Construindo Negócios Vencedores foi expressivo e esperamos também esse retorno positivo do Mão na Massa Cozinha Criativa”, comentou Bárbara Bueno, diretora executiva do Instituto Camargo Corrêa.

Leia Mais

Outras Notícias