A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, maior movimento para a promoção da equidade racial na América Latina e formada por empresas e instituições comprometidas com a diversidade e superação do racismo no ambiente corporativo, anuncia a adesão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como signatário do movimento. A assinatura do compromisso contou com a participação do diretor geral da Iniciativa Empresarial, Raphael Vicente, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Ao fazer parte da organização, a instituição financeira compromete-se com os dez compromissos de promoção da igualdade racial, a implementação e ampliação de ações que tenham objetivo de superar o racismo e a discriminação no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor. Entre as responsabilidades do banco estão, entre outras, as de promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas e também ações de desenvolvimento profissional para se alcançar a equidade racial no ambiente corporativo e em sua cadeia de valor.
A chegada do BNDES, banco responsável pelo financiamento de longo prazo, com investimentos em diversos segmentos da economia brasileira, demonstra alinhamento e fortalecimento de pautas voltadas à governança e equidade no setor público, na contramão do que vem ocorrendo em empresas globais que anunciaram redução nos investimentos em ESG.
“O setor público é primordial em temas que abordem governança e equidade. As maiores empresas públicas começam a reforçar seus investimentos na área com o objetivo de assegurar espaços saudáveis a todos os seus colaboradores. A vinda do BNDES para a Iniciativa Empresarial mostra que estamos no rumo certo e investimentos no setor serão mais constantes nos médio e longo prazos. Desta forma, queremos garantir ambientes saudáveis para seus funcionários e, consequentemente, toda a sociedade”, destaca Raphael Vicente.
“Temos um orgulho enorme em participar da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, idealizada pela Fundação Zumbi dos Palmares. A gente vem já trabalhando junto com José Vicente e equipe nesse processo de transformação”, afirma Tereza Campello, diretora socioambiental do BNDES.
Desde 2007, o banco participa do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, com práticas institucionais de atenção a essas temáticas. Em 2021, o banco aderiu ao Pacto Global da ONU, que abrange compromissos derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos e é signatário de compromissos coletivos, como a Carta Aberta de Empresas pelos Direitos Humanos (2018) e os Princípios de Financiamento Responsável do BRICS (2020).
Anualmente, a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial divulga o Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE). Em 2024, o relatório chegará a sua 5ª edição e a divulgação dos dados será em novembro. Cada organização participante recebe um relatório sigiloso com a análise sobre o próprio desempenho e indicações sobre o que outras companhias fizeram para alcançarem seus resultados.
Segundo o último levantamento, referente a 2023, Mercado Livre, Corteva, EY, Vivo e PepsiCo tiveram as melhores notas no IERE. Ao todo, foram avaliadas ações afirmativas de 48 empresas. O faturamento somado em 2022 das empresas ou organizações participantes da última edição foi de aproximadamente R$ 973,5 bilhões.
A Petrobras e o Banco do Brasil, empresas controladas pelo governo federal, são signatárias da Iniciativa Empresarial desde 2018.
Confira os dez compromissos assumidos pelo BNDES
1 – Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito e a promoção da igualdade racial.
2 – Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas.
3 – Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas.
4 – Sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial.
5 – Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade sobre diversidade racial.
6 – Promover o respeito à diversidade racial na comunicação e marketing.
7 – Promover o respeito a todas as pessoas no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
8 – Promover ações de desenvolvimento profissional para se alcançar a igualdade racial no acesso a oportunidades de trabalho e renda.
9 – Promover o desenvolvimento econômico e social na cadeia de valor dos segmentos étnico-raciais em situação de vulnerabilidade e exclusão na cadeia de valor.
10 – Promover e apoiar ações em prol da igualdade racial no relacionamento com a comunidade.
Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
O movimento liderado por Raphael Vicente, surgiu em 2015, com o propósito promover ambiente de negócio sustentável e reunir corporações comprometidas com a equidade racial e a superação do racismo dentro dos espaços de trabalho. Somando o faturamento das empresas que fazem parte da Iniciativa, o faturamento representa mais de R$ 1,3 trilhão, mais de 800 mil pessoas diretas, 4 milhões de pessoas indiretas e alcance global.