terça-feira, outubro 8, 2024

Instituições se unem para capacitar profissionais que atendem pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo

Compartilhar

O Brasil tem uma população estimada de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mais recente direcionada a esse público. Nesse contexto, com o objetivo de incluir as pessoas com deficiência na sociedade, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, vem, cada vez mais, contribuindo para a formação de profissionais especializados em sua área de atuação.

No pilar de Inclusão Social, por exemplo, o IJC realizou uma parceria com o Sesc, Senac e o Centro de Referência em Educação Inclusiva da Tijuca, no Rio de Janeiro, para capacitar e formar os profissionais do local. “Trabalhamos temas como a criação de uma Educação Inclusiva, que colabora para a construção de um projeto de vida para a pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Autismo, além da metodologia do Emprego Apoiado no serviço de Inclusão Profissional”, destaca Victor Martinez, supervisor da área de Educação e de Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC).

Ele explica que, além do interesse dos participantes na abordagem de outras temáticas envolvendo as pessoas com Deficiência Intelectual, outras unidades do Serviço Social do Comércio no Brasil deverão receber a capacitação.

Na capital paulista, mais de 500 colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) participaram da formação. O treinamento teve como objetivo capacitar os profissionais para atendimento assertivo das pessoas com deficiência e/ou Autismo em suas unidades.

“Além da formação desses profissionais, trata-se de uma oportunidade para aproximarmos a SMADS e as unidades dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Referência Assistência Social (CRAS) do universo atendido pelo IJC”, finaliza Martinez.

Leia Mais

Outras Notícias