O Grupo Hypera Pharma passou a ter 100% de seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis, a partir da compra de 103.102 certificados internacionais de energia renovável (I-RECs) emitidos pelas geradoras Auren e Enel, referentes a 2023. O objetivo da companhia é realizar aquisições recorrentes de certificados para zerar as emissões todos os anos.
Os I-Recs comprovam que toda a energia utilizada provém de uma fonte renovável específica, seja ela hídrica, solar, eólica ou de biomassa. Cada certificado corresponde a 1MWh de energia e atesta que 0,3851 tonelada de CO2 que deixam de ser emitidas. Em 2023, foi neutralizada a emissão de 3.888 toneladas de CO2, correspondentes ao plantio de 27,2 mil árvores.
O grupo implantou diversas iniciativas relacionadas ao consumo de energia limpa nos últimos anos. No ano passado, colocou em operação duas novas subestações de energia elétrica em Goiás, em sua subsidiária Brainfarma. Com isso, deixou de utilizar mais de 651 mil litros de combustível para geração de energia.
Outro avanço em eficiência energética foi a substituição de combustíveis das caldeiras das operações, trocando o óleo BPF (óleo de baixo ponto de fluidez, proveniente do petróleo) por gás natural. Só em 2023, essa alteração resultou na redução de 2.327 toneladas de CO2 em comparação com o ano anterior.
Com as iniciativas, o grupo reduziu em quase 28% as emissões diretas, superando a meta de 20% estabelecida para 2030.
O grupo também mantém ações voltadas para redução do consumo de água e da emissão de gases estufa, além de boas práticas para destino correto do lixo e resíduos. A Hypera Pharma é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).