sábado, dezembro 14, 2024

BC divulga Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticos

Compartilhar

O Banco Central (BC) divulgou nesta quarta-feira (28/8) a quarta edição do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticos (RIS). O RIS é uma publicação anual, parte da agenda estratégica do BC, tendo como objetivo central apresentar suas iniciativas para mitigação dos riscos sociais, ambientais e climáticos. A edição atual cobre o período de julho de 2023 a junho de 2024. 

O BC tem um longo histórico – que remonta há mais de três décadas – de apoiar a agenda de sustentabilidade e de implementar medidas relacionadas ao assunto. Nos últimos anos, intensificou-se também a participação ativa no debate internacional, impulsionada pela adesão em 2020 à rede de bancos centrais que compõem a Network for Greening the Financial System (NGFS). Esta edição do RIS foi aprimorada no sentido de detalhar melhor a atuação do BC em questões relacionadas com o clima e impactos econômicos e financeiros ligados à sua missão. Atento à temática, o BC está buscando adaptar modelos macroeconômicos para gerar cenários domésticos com a capacidade de mensurar os impactos macroeconômicos de eventos climáticos e de políticas de transição para economia de baixo carbono.

O relatório apresenta informações sobre o impacto da tragédia do Rio Grande do Sul: IPCA no curto prazo; queda de 8,6% no número de empresas que receberam pagamentos via débito ou Pix; e resultado primário do governo central, estimado pelo mercado em R$25 bilhões, de acordo com dados do Questionário Pré Copom.

Foram diversas as medidas de enfrentamento do BC para dar ao Sistema Financeiro melhores condições de atuar na amenização dos efeitos econômicos da situação de calamidade pública – agilização no pagamento de indenizações relativas ao Proagro, ajustes nas regras de provisionamento e de tratamento prudencial de ativos problemáticos para facilitar renegociações, mudanças nas regras do depósito compulsório para assegurar liquidez, dentre outras.

Como regulador, ao longo do segundo trimestre de 2024, o BC promoveu a Consulta Pública 100 a fim de coletar contribuições da sociedade que levem ao aprimoramento da regulação que estabeleceu o requisito para que as instituições financeiras divulguem periodicamente um relatório com informações sobre a gestão e a governança dos riscos e oportunidades sociais, ambientais e climáticas (Relatório GRSAC). A consulta contemplou temas selecionados e relevantes com o objetivo de obter informações de forma direcionada e eficiente para a inclusão de requisitos quantitativos no Relatório GRSAC, que atualmente aborda aspectos qualitativos.

Sobre o Bureau de Crédito Rural, desde a implementação de novos impedimentos sociais, ambientais e climáticos, foram bloqueadas 1.235 tentativas de registro de operações no valor de R$726 milhões, evitando a concessão de operações de crédito rural em terras indígenas, quilombolas, áreas embargadas da floresta amazônica e outros biomas, e para empreendimentos que tenham relação com trabalho escravo.

O BC também atualizou a sua Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática e apresenta, no relatório, informações sobre suas emissões de gases de efeito estufa. Ao longo de 2023, o BC evitou, por meio de suas ações, a emissão de quase duas mil toneladas de CO2e. É importante reconhecer que os bancos centrais têm um papel relevante no esforço global de descarbonização e que o BC tem procurado fazer a sua parte com medidas concretas e ágeis.

Com o objetivo de dar mais transparência não somente ao que já foi alcançado pelo BC, mas também ao que a Instituição está comprometida em realizar, um novo capítulo foi criado, “Perspectivas”.

Este relatório é mais uma demonstração do comprometimento do BC com a agenda de sustentabilidade na busca do alinhamento às melhores práticas de divulgação de informações sociais, ambientais e climáticas.

Clique para ler o Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticos (RIS) 2024.

Leia Mais

Outras Notícias