O cenário empresarial é hoje pautado pelas práticas de ESG, que levam em conta princípios ambientais, sociais e de governança para avaliar os impactos positivos de uma organização no mundo. Mas ainda há pouca compreensão de que os componentes do tripé conhecido como DEI (diversidade, equidade e inclusão) integram esse conceito e também afetam diretamente o comprometimento e a confiança de colaboradores, clientes e investidores.
Para preencher essa lacuna, o Olabi, organização da sociedade civil dedicada a democratizar a tecnologia e a inovação com equidade, lança a plataforma Jornada em Diversidade, Equidade e Inclusão: Comece Agora. O objetivo é descomplicar o tema e convidar profissionais de qualquer cargo e área de atuação a se tornarem parte ativa dessa transformação social ao exercer uma influência positiva em seu ambiente de trabalho.
A dedicação necessária é de apenas 15 minutos diários ao longo de três semanas, com inscrição gratuita. A proposta inclui textos, vídeos, podcasts e exercícios que abordam a observação do entorno e a autopercepção, promovendo o pensamento crítico e o engajamento por meio de exemplos, experiências e reflexões.
No primeiro dia, os inscritos são convidados a registrar a importância que atribuem ao tema. As atividades seguintes incluem, entre outras, a criação de uma lista de desafios relacionados à implementação de uma política de DEI, a realização de uma pesquisa sobre as práticas de diversidade em outras empresas e a análise da presença de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e com deficiência em suas próprias equipes. Há ainda dados, glossários e questionários que aprofundam o entendimento sobre essas questões.
Para Gabriela Agustini, codiretora executiva do Olabi, tornar os espaços de trabalho mais inclusivos e diversos deve estar no topo da agenda das empresas e organizações, de todas as naturezas e escalas. “Qualquer profissional, independentemente do cargo que ocupa, tem um papel importante na promoção da DEI. Com a ferramenta, queremos mostrar que todas as pessoas, de qualquer raça e gênero, podem e devem se envolver com essa pauta”, diz. Silvana Bahia, também codiretora executiva da organização, completa: “Só vamos reduzir as desigualdades a partir de um esforço conjunto da sociedade, ou seja, com a participação de cada indivíduo interessado em fazer do mundo um lugar melhor. Toda mudança começa pela conscientização sobre um problema e a busca por conhecimento.”
A ferramenta pode ser acessada pelo LinkedIn, o que facilita interações com outros usuários – envolver conexões preexistentes aprimora a experiência de aprendizado coletivo sobre DEI, além de enriquecer a troca de conhecimentos. Aqueles que concluírem a jornada receberão um selo que poderá ser exibido no perfil do LinkedIn, ressaltando o esforço em se tornar um profissional comprometido com a mudança em sua empresa e na sociedade como um todo.
Jornada em Diversidade, Equidade e Inclusão: Comece Agora, que conta com o apoio da Ashoka Social Entrepreneurship, pode ser acessada por meio do site do Olabi, no link