O Capitalismo Consciente Brasil (CCB) e o Centro Universitário Facens – referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde – acabam de lançar o Regenerar, um programa inovador que visa apoiar a transição para uma economia e cultura mais sustentáveis e regenerativas. O programa, desenvolvido ao longo de mais de dois anos pelas duas instituições, tem como objetivo ampliar a consciência das lideranças empresariais para que possam conduzir suas organizações rumo a um futuro em que negócios, sociedade e meio ambiente prosperem juntos.
O lançamento contou com a participação de renomados especialistas, como Denise Hills, ex-diretora global de Sustentabilidade da Natura; Estevan Sartoreli, cofundador e CEO da Dengo Chocolates; Edmar Mendoza, Diretor Executivo da Copastur Viagens e Turismo; Lua Couto, fundadora do Futuros Possíveis, Hugo Bethlem, Chairman no Instituto Capitalismo Consciente Brasil e Tarcila Ursini, conselheira profissional de diversas empresas, que compartilharam suas perspectivas sobre como as práticas regenerativas podem ser aplicadas aos negócios nos mais diversos setores da economia brasileira.
Vitor Belota, Head de Sustentabilidade da Facens, explicou que a iniciativa nasceu dentro da Facens, “com a clara premissa de que é preciso mobilizar não só intelectualmente, como emocionalmente, as lideranças que estão à cargo da estratégia de sustentabilidade das empresas”. Após algumas edições presenciais e in company, ele percebeu que tinham desenvolvido uma solução que poderia inspirar muito mais lideranças empresariais, e então convidou o Capitalismo Consciente Brasil para que juntos desenvolvessem esta versão aberta ao mercado, especialmente pensada para universidades corporativas e programas de aprendizagem organizacional.
O Regenerar é um curso com mais de 30 horas de conteúdo, distribuídas em seis módulos intensivos e 28 episódios 100% online, o programa oferece uma jornada de aprendizado que vai além do conhecimento técnico. Além dos episódios, o curso inclui material complementar e três workshops in company, que ajudam as lideranças a implementar de fato uma cultura mais sustentável e regenerativa em suas organizações.
Amanda Malucelli, Head de Educação do CCB, enfatizou a importância do projeto. “O Regenerar é um projeto construído a muitas mãos, porque acreditamos que pautar a Economia Regenerativa é, mais do que nunca, essencial para se pensar em possibilidades de futuro tanto do ambiente econômico quanto social e planetário. Ambas as organizações já vêm contribuindo para a pauta da sustentabilidade e ESG fortemente e reconhecemos que é hora de avançar com protagonismo rumo à regeneração. Falar de um Capitalismo Consciente é falar de uma Economia Regenerativa que preza por todos os stakeholders que compõem a teia da vida”, afirma.
A proposta do curso é mediar diálogos necessários e instrumentalizar ações para endereçar aquilo que o conteúdo mobiliza na cultura organizacional, apoiando essas lideranças a colaborar com a estratégia de impacto da organização na jornada de aprendizagem.
Daniela Garcia, CEO do Capitalismo Consciente Brasil, conta que “o CCB se uniu à Facens no Regenerar por acreditar que, dentro do nosso papel de formar a consciência da liderança, seria importante trazer inspirações do nosso ecossistema para tangibilizar as ações e mostrar princípios e exemplos de negócios que já atuam numa visão regenerativa. Nosso propósito é inspirar as lideranças para acelerar essa transformação e o Regenerar é um instrumento importante para isso”, endossa a CEO do movimento no Brasil.