Focada no cálculo de impacto ambiental de produtos e serviços, a greentech Zaya, trabalhar para simplifica o acesso às informações ambientais para organizações de todos os portes, que buscam conseguir o Selo Verde, atestando que os padrões das empresas brasileiras atendam a requisitos sustentáveis determinados pelas normas do Governo.
Otávio Dutra, cofundador da empresa, explica que o software da startup conta com três módulos: o Inventário de Gases de Efeito Estufa, Pegada de Carbono de Produtos e a Avaliação de Ciclo de Vida.
O primeiro é focado no cálculo da emissão de gases da empresa, alinhado com o Protocolo GHG, divididos nos escopos 1, 2 e 3; o segundo se refere à pegada de carbono de cada produto, desde a extração da sua matéria-prima, processamento, transporte e até seu uso e fim de vida. Por último, o módulo de Avaliação de Ciclo de Vida tem como objetivo entregar uma pegada ambiental completa de produtos, indo além de emissões de gases de efeito estufa e incluindo análises de consumo de água, uso de terra, etc) de forma rápida e fácil.
As ferramentas da Zaya estão alinhadas com os principais padrões de reporte no Brasil e no mundo, para atender as crescentes regulamentações e demandas de clientes, permitindo que eles se enquadrem para receber o Selo Verde.
O Programa Selo Verde Brasil é uma iniciativa do governo federal estabelecida pelo decreto 12063, de 17 de junho passado, que visa a desenvolver uma estratégia nacional de certificação e avaliação de conformidade de produtos e de serviços brasileiros que comprovadamente possuem ciclo de vida socioambientalmente responsável.
Segundo dados de diversas pesquisas, os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de apoiar marcas que demonstram preocupação com a preservação do meio ambiente. privilegiando as compras de produtos e serviços que se adequem aos padrões do Selo Verde.
Dutra explica que o software da Zaya democratiza o entendimento à informação, de modo simples, para torar as análises compreensíveis para gestores e tomadores de decisão sem exigir um conhecimento técnico aprofundado da área.