terça-feira, outubro 8, 2024

99 e DiDi anunciam nova categoria 99electric-Pro para motoristas de aplicativo

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Emblemático nos avanços de eletrificação para passageiros no Brasil, o D1 é o resultado de uma parceria entre a BYD e a DiDi, maior plataforma de transporte por aplicativo do mundo e detentora da 99. Seu lançamento aconteceu em 2021, na China e marcou a estreia do primeiro veículo elétrico criado especialmente para atender às necessidades do transporte por aplicativo. O modelo chegou ao Brasil em 2023, por meio das iniciativas da Aliança pela Mobilidade Sustentável, e agora também poderá ser solicitado pelos usuários da plataforma, em São Paulo, por meio da nova categoria 99eletric-Pro, modalidade que vai possibilitar, a partir de setembro, a seleção de automóveis elétricos e híbridos premium, garantindo uma experiência única a cada corrida.

Para o desenvolvimento do veículo, motoristas da DiDi foram ouvidos na China para a criação do D1. O resultado é um automóvel com uma série de características pensadas exclusivamente para oferecer comodidades para condutores e passageiros, sem precedentes. O design da porta traseira direita é deslizante, facilitando o embarque e  desembarque rápido e seguro e as pessoas são recebidas com uma projeção luminosa que deseja “boas-vindas”, quando  a porta se abre.  Além disso, no banco traseiro  há acesso a controles do ambiente, da central multimídia e dos assentos, que possuem aquecimento. Como suporte, também contam com porta-copos e entradas USB para carregamento de celulares.

O D1 também oferece tecnologias de assistência ao condutor com configurações de segurança top de linha, incluindo piloto automático adaptativo (ACC), frenagem de emergência autônoma (AEB), alerta de saída de faixa (LDW) e aviso de colisão com pedestres (PCW). As adaptações aos motoristas incluem um assento com design ergonômico, ideal para longos períodos de direção, e uma configuração mais amigável de espaço.

Esses recursos são combinados com um painel de interação com o motorista, com assistente de voz a bordo e um volante inteligente. O carro também integra todo o fluxo de serviço de recepção de corridas, desde a verificação do motorista, embarque e desembarque até o pagamento e atendimento ao cliente.

Com 4.390 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.650 mm de altura, o BYD D1 oferece porte de SUV médio, enquanto o entre-eixos de surpreendentes 2.800 mm remete aos sedãs grandes de luxo. O motor elétrico entrega 136 cv de potência e 18,3 kgfm de torque máximo e a velocidade máxima é limitada em 130 km/h. As modernas baterias Blade com 53 kWh de capacidade garantem autonomia para até 418 km NEDC ou 258 km no ciclo PBEV (Inmetro), gerando uma economia do custo operacional dos motoristas parceiros em até 80% em comparação aos veículos a combustão. 

D1: Sucesso entre DiDi e BYD na China

A BYD é a maior fabricante global de veículos verdes. Junto à DiDi, a 99 trouxe ao Brasil um modelo de projeto de sucesso realizado em Shenzhen, na China, onde foi desenvolvido o D1, na adoção da eletromobilidade, que conta com mais de 3,5 milhões de veículos elétricos, correspondendo a 57% dos deslocamentos da sua frota nas ruas chinesas, o que coloca a companhia como a detentora da maior frota de veículos BEVs do mundo.

No Brasil a iniciativa gerou um impacto na média nacional de veículos elétricos e um aumento na circulação na capital paulista. Essa representatividade tem poder de influência nos mais de 1,5 milhão de motoristas parceiros da 99, fornecendo grande escala para incentivar a demanda por carros elétricos e negociar melhores margens de custos de produção: a 99 é capaz de girar toda a indústria e favorecer o consumidor, seja ele condutor de app ou não.

“A popularização dos veículos eletrificados passa, necessariamente, pela redução dos custos dos motoristas parceiros. Por isso, buscamos o engajamento com parceiros do ecossistema, para unir toda a indústria – incluindo setores de abastecimento, manufatura, locação e transporte por aplicativo – para combinar especialidades de diferentes mercados e alavancar o desenvolvimento de todo o setor. Por exemplo, assim como os motoristas de aplicativo dependem das montadoras e locadoras para conseguir veículos, os automóveis dependem de combustível – é um ciclo “, afirma Thiago Hipolito, diretor sênior de inovação na 99. 

Para este passo na vanguarda em eletromobilidade, a 99 começou a estabelecer sua base de carros eletrificados em 2022, na criação da Aliança pela Mobilidade Sustentável, que conta com 19 empresas parceiras para impulsionar a eletrificação de veículos e a infraestrutura de recarga no Brasil para uma mobilidade urbana mais sustentável, verde e inteligente, tendo o transporte por aplicativo como vetor.

Atualmente, o grupo contabiliza quase 6 mil veículos registrados na plataforma. Ao longo desses dois anos, foram mais de 4,5 milhões de viagens realizadas em veículos eletrificados pelo aplicativo, proporcionando uma experiência sustentável para mais de 6,8 milhões de passageiros. São mais de 39 milhões de quilômetros percorridos, que evitaram a emissão de mais de 2.600 toneladas de CO2, melhorando a qualidade do ar nas cidades. Neste período, a Aliança pela Mobilidade Sustentável investiu mais de R$250 milhões em eletromobilidade.

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