sábado, dezembro 7, 2024

Com oficinas de tecnologia e orientação jurídica, São Paulo recebe o “Dia do Bem Fazer”

Compartilhar

No “Mês do Voluntariado”, o Instituto Camargo Corrêa realiza neste sábado (17), em São Paulo, a 15ª edição do “Dia do Bem Fazer”, ação de voluntariado que conecta comunidades e profissionais em prol do desenvolvimento social em diferentes regiões do Brasil  e Colômbia.

Com o tema “Comunidades Vivas: Urbanismo Social em Ação”, as atividades visam capacitar moradores das comunidades, incentivar o empreendedorismo e disseminar práticas ambientalmente corretas. Dados da prévia do Censo de 2022 apontam que o Brasil tem mais de 11 mil favelas que reúnem 6,6 milhões de domicílios periféricos e o ICC acredita que para minimizar esse déficit de moradias, é preciso, além de programas do governo, iniciativas do setor privado para melhorar a vida das pessoas nas comunidades.

“O nosso objetivo é levar recursos e oportunidades com práticas que priorizam a participação comunitária, a diversidade, a sustentabilidade e a justiça ambiental, enfatizando o entendimento de que todos dividimos os mesmo espaço e somos igualmente responsáveis pela transformação social dos territórios vulneráveis”, destacou a diretora executiva do Instituto Camargo Corrêa, Bárbara Bueno.   

Em São Paulo, capital, as atividades acontecem na Liga Solidária no Jardim Esmeralda, zona oeste da cidade, onde são esperados mais de 300 beneficiários ao longo da ação.

Logo pela manhã, os participantes vão ter acesso ao “Espaço Carreira” com foco em empreendedorismo com oficinas de tecnologia, com construção de lampiões que usam energia solar, marketing digital e orientação jurídica.

O “Espaço Sustentabilidade/Meio Ambiente” trará ensinamentos sobre reaproveitamento inteligente de alimentos, plantio de mudas utilizando garrafas PET.  e construção de móveis reutilizando paletes.

Além das atividades, os empreendedores do bairro participarão de uma feira empreendedora que reúne diferentes segmentos de atuação valorizando e fomentando a economia local.

Desde 2009, 100 cidades brasileiras e 30 mil pessoas já foram beneficiadas com o “Dia do Bem Fazer”. “É uma tradição nas nossas empresas e a participação dos nossos voluntários é fundamental. Até então, 20 mil voluntários já contribuíram. Contamos, mais uma vez, com o apoio dos nossos profissionais para que, neste ano, possamos impactar ainda mais as pessoas e comunidades”, comentou Leonardo Galvão, CEO da MOVER.

No dia 16 de agosto, a ação acontece em Campinas- SP, no Centro Assistencial Vedruna, com os voluntários da HM Engenharia. Paralelamente com São Paulo, sábado (17), em Palhoça- SC, na Associação Laura dos Santos, com os voluntários da Camargo Corrêa Infra. E, em Ipojuca- PE, ocorrerá na Escola Municipal Santa Rita, com os voluntários do Estaleiro Atlântico Sul. Todas essas iniciativas fazem parte do “Dia do Bem Fazer”.

Já no dia 3 de agosto, a ação ocorreu na Comuna 3 Barrio Bello Oriente, em Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia.

Toda a ação foi diagnosticada, planejada e viabilizada pelo Instituto Camargo Corrêa, parceiros e profissionais da MOVER e suas investidas.

“É a celebração do voluntariado corporativo. As atividades são uma inspiração para os nossos profissionais sobre o fazer o bem ao próximo por meio de nossas competências e habilidades. Ao final, sempre concluímos que nós é que levamos o maior aprendizado com tantas histórias inspiradoras e lições de vida”, completou Bárbara Bueno.

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

Criado em 2000, o Instituto Camargo Corrêa (ICC) mobiliza e orienta o investimento social privado do Portfólio Mover, atuando especialmente nas regiões onde estão as unidades de negócio destas empresas no Brasil e América Latina. Em parceria com clientes, fornecedores, poder público, instituições não governamentais e lideranças comunitárias, promove projetos voltados ao desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo, educação e ao acesso das comunidades mais vulneráveis à uma infraestrutura social. Todas as iniciativas do ICC são alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e pilares do ESG.

Leia Mais

Outras Notícias