quarta-feira, janeiro 15, 2025

ApexBrasil e Central Única das Favelas (CUFA) querem unir a potência das favelas ao mercado internacional

Compartilhar

Nesta terça-feira, 13/8, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, se reuniu com o CEO da Favela Holding, Celso Athayde, e o presidente da Central Única das Favelas (CUFA) Rio de Janeiro, Preto Zezé, em Brasília, para unir esforços e trocar conhecimento com o objetivo de apoiar empreendedores e levar os negócios das favelas para o mundo.

Nesta primeira reunião de aproximação, o presidente da ApexBrasil lembrou que a CUFA é um dos movimentos sociais econômicos mais interessantes do Brasil. “Pessoas que, nas favelas, juntam gente talentosa com cultura, com arte e, especialmente, com negócios. Isso tem tudo a ver com a ApexBrasil”, afirmou Jorge Viana.

De acordo com dados do estudo do Instituto Locomotiva, o Brasil tem mais de 13.500 comunidades em favelas, que agregam aproximadamente 18 milhões de habitantes, em mais de 5,8 milhões de domicílios. O consumo das favelas alcança cerca de R$ 202 bilhões por ano.

“A gente precisa reconhecer que a favela é um lugar de potência”, afirmou Celso Athayde, lembrando que o empreendedorismo sempre foi muito forte nessas comunidades. “Na medida em que a gente tem parceiros como a ApexBrasil, que está estruturada e pode ensinar uma série de novos valores, a gente pega esses valores e melhora a qualidade destes empreendedores, que estão na base da pirâmide, e de outros países fazendo este intercâmbio”, destacou.

O diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, falou sobre a importância da iniciativa. “Conheço o trabalho da CUFA e acredito que será uma grande parceria”. Entre as ações que podem ser viabilizadas, estão: conexão com empresas interessadas e empreendedores, criação de estratégias de promoção, capacitações, plano de trabalho de negócios internacionais, rodadas de negócios, eventos, estudos de mercado, network, entre outras.

“Vamos fazer uma grande parceria. É a partir da iniciativa econômica, das oportunidades oferecidas para que uma pessoa possa empreender, que vamos melhorar também a vida nas diferentes comunidades. Então, é uma política social pelo viés econômico, pelo viés da sustentabilidade, pelo viés do social. Em breve, vocês vão ver o pessoal da favela e os negócios da favela ganhando o mundo pela parceria da ApexBrasil”, destacou Viana.

Leia Mais

Outras Notícias