Em uma parceria inédita, o Itaú Unibanco, em colaboração com a ONG Gerando Falcões, arrecadou 1,1 tonelada de roupas, calçados, agasalhos e cobertores para o projeto ASMARA, negócio social que tem como objetivo aumentar a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade, criando um ecossistema baseado em uma rede de venda direta que resgata o empoderamento e promove o protagonismo das participantes. A ação beneficiará mais de 25 mil mulheres em favelas de São Paulo.
A arrecadação foi realizada entre abril e junho durante a Gincana Solidária, campanha interna anual do banco que neste ano foi organizada, pela primeira vez, em conjunto com a Gerando Falcões. Pontos de coleta foram posicionados nos centros administrativos do Itaú Unibanco em São Paulo, incluindo o Centro Empresarial Itaú Conceição (CEIC), o Centro Tecnológico Operacional (CTO) e a sede do Itaú BBA.
Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, destacou o sucesso da campanha: “O resultado superou todas as expectativas, refletindo o engajamento e a solidariedade do time do Itaú Unibanco em prol de uma causa nobre. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso desta campanha”, comenta a executiva.=
Além de beneficiar as mulheres que atuam diretamente no projeto ASMARA, como revendedoras, a ação também une desenvolvimento social e econômico, fortalecendo todo o ecossistema, como explica Mayara Lyra, Diretora de Negócios Sociais da Gerando Falcões. “Parcerias bem-sucedidas como essa com o Itaú são essenciais para impulsionar todo o ecossistema. Com mais itens doados, conseguimos recrutar cada vez mais mulheres para que elas possam sair da pobreza e se tornar “Maras”. Além disso, como parte dos lucros com as vendas são revertidos para as ONGs do ecossistema da Gerando Falcões, também conseguimos ampliar outras iniciativas de sustentabilidade social”.