O Brasil possui uma matriz energética predominantemente limpa, com abundância de recursos solares e eólicos. Em média, o país conta com seis horas de irradiação solar por dia e, com uma capacidade instalada de 39,4 GW, a energia solar contribui com 15,8% da geração brasileira total1. O país também chegou recentemente à 6ª posição global em potência instalada de geração eólica2. Juntas, estas condições têm um impacto positivo sobre a transição energética nacional.
Segundo o relatório da IEA3 sobre o Brasil, “o acesso à eletricidade no país é quase universal e as fontes renováveis cobrem quase 45% da demanda primária de energia, fazendo do setor energético brasileiro um dos menos intensivos em carbono do mundo.”
No entanto, integrar uma quantidade tão significativa de energia renovável à rede apresenta desafios complexos. O sistema da rede deve incorporar novas tecnologias e infraestrutura para colher toda a energia gerada mantendo a rede elétrica flexível e confiável.
A Qair é uma empresa global de energia com 593 MW de projetos renováveis em operação atualmente no Brasil e mais 13,4 GW em desenvolvimento. Para aproveitar ao máximo esses projetos, está construindo um backbone digital e de controle avançado, garantindo que toda a sua rede renovável esteja conectada e otimizada para fornecer uma visão quase em tempo real do desempenho operacional.
Em parceria com a Hitachi Energy, a Qair implementou um sistema MicroSCADA para automatizar o fluxo de energia e monitorar e controlar múltiplas plantas, utilizando dispositivos eletrônicos inteligentes (IEDs) de proteção e controle Relion 670 para garantir a conexão segura dos projetos de energia renovável à rede principal.
Três sites são agora gerenciados e monitorados para mostrar uma visão abrangente e completa dos ativos dentro do Centro de Controle da Qair. Isso é demonstrado em um projeto onde dados operacionais são capturados de toda uma frota eólica e subestação dentro da solução MicroSCADA. Os operadores usam esses dados para entender o que está acontecendo dentro da frota, dos sites e das turbinas individuais e, em seguida, responder com as ações corretas para otimizar o desempenho. Do lado da subestação, os IEDs de alimentadores e religadores automáticos realizam importantes análises de distúrbios e garantem o cumprimento dos requisitos do ONS. A tecnologia é interoperável com soluções fornecidas por outros fabricantes de equipamentos (OEMs) e pode ser aplicada globalmente em projetos da Qair. Além disso, as verificações do sistema podem ser realizadas remotamente em vez de no local, resolvendo um desafio crítico de manutenção.
Para aproveitar ao máximo esses investimentos, a Qair também está ativamente engajada com o Centro de Operações Colaborativo (CoC) da Hitachi Energy e seu novo centro de serviços de última geração em Guarulhos, BR. Aqui, a Qair tem acesso a uma rede de especialistas globais para apoiar suas operações quando necessário.
“Nossa confiança no sistema supervisório vem de anos de colaboração bem-sucedida entre a Qair e a Hitachi Energy, reforçando nossa parceria e a excelência dos serviços entregues,” disse Madson Campos, Coordenador de Operações e Manutenção na Qair do Brasil.
A Qair recentemente adicionou um novo Acordo de Nível de Serviço (SLA) com acesso mais amplo ao CoC local, aprimorando a colaboração com a Hitachi Energy para incluir treinamento, análises e preparação para expandir as operações no Brasil para outras áreas.
Clientes como a Qair consideram os dados extremamente valiosos e buscam auxílio junto à Hitachi Energy para liberar seu potencial, aplicando essas informações para navegar na complexidade, tomar as decisões corretas e agir. A rede de CCOs da Hitachi Energy na Ásia-Pacífico (Malásia, Austrália), América do Norte (EUA), Oriente Médio (EAU), Europa (Suíça, Itália) e, agora, na América Latina (Brasil), garante atendimento ao cliente de classe mundial através da CoC Global Network, em qualquer lugar do mundo.
“O digital e os serviços são fundamentais para a transformação desta indústria. A experiência e o histórico da Hitachi Energy em integração de fontes renováveis ajudarão clientes como a Qair a liderar projetos transformadores no Brasil e além”, disse Philipp Lehner, Head of Service for Automation and Communication for Business Unit Grid Automation da Hitachi Energy. “Nosso objetivo é continuar construindo e entregando uma experiência diferenciada e de classe mundial para o cliente por meio de soluções e serviços de ponta, para que nossos clientes alcancem resultados excepcionais”