terça-feira, setembro 17, 2024

Appian Capital Brazil exporta mais de 100 mil toneladas de metais verdes

Compartilhar

A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, exportou ao longo do primeiro semestre de 2024 mais de 100 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado para América do Norte, Europa e Ásia. Com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa de origem britânica é responsável pela gestão dos dois ativos do grupo que produzem essas Commodities no Brasil: Atlantic Nickel – produtora de concentrado de níquel sulfetado – Mineração Vale Verde – produtora de concentrado de cobre – e Graphcoa – que irá produzir concentrado de grafite.

“Seguimos focados no atendimento das demandas de nossos clientes. Nossa performance no primeiro semestre evidencia a nossa excelência operacional na extração de cobre e níquel, importantes minérios para a transição energética mundial, assim como o compromisso com a segurança. Operamos com nossa capacidade máxima, sempre de forma segura e integrada ao meio ambiente e às comunidades do entorno”, explica Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.

Durante o período, destaca-se que foram utilizados navios otimizados para exportação de minerais à Ásia e Europa, reduzindo o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo. O transporte destas commodities representa a movimentação de minérios base para o investimento em energia limpa, tornando a Appian protagonista de grande relevância para a transição energética.

Renata Lamas, Gerente Comercial e de Logística Outbound da Appian Capital Brazil, explica que o grupo realizou ajustes em seu plano de embarques. “Este ano estamos focados na entrega de produtos cada vez melhores, o que é aderente a crescente demanda global de commodities relacionadas à transição energética e com o nosso propósito de contribuir para o futuro do planeta”, conclui.

Mineração Vale Verde (MVV): Performance de exportação

Os embarques com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote no primeiro semestre de 2024, totalizaram 43.745 toneladas, sendo aproximadamente 9.665 toneladas de cobre contido. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à China.

A Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. Com três anos de operações atuando em capacidade máxima, o ativo do grupo produtor de cobre já exportou mais de 240 mil toneladas do minério para países da Europa e Ásia. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.

Segundo o governador de Alagoas, Paulo Dantas, o estado teve o melhor resultado na geração de empregos no Nordeste no ano passado. O governo do estado registrou a geração de 1,2 mil empregos diretos e cerca de 5 mil empregos indiretos na região. Hoje, são mais de 1,2 mil empregados efetivos e terceirizados na MVV, atuando diretamente em Craíbas, com cerca de 70% originários de Alagoas. A Appian investe na cultura preventiva de acidentes, no bem-estar e integridade física de seus empregados e contratados, graças à premissa de segurança em primeiro lugar, já são mais de 4 milhões de horas-homem trabalhadas (HHT) sem acidentes com afastamento.

Atlantic Nickel (ATN): Performance de exportação

Com carga de 59.302 toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 7,898 toneladas de níquel contido, a Atlantic Nickel (ATN), única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou cinco embarques desde janeiro deste ano. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, para a China e para Finlândia.

Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel mantém o compromisso com desenvolvimento sustentável, sem perder de vista o propósito de atingir seu potencial máximo de produção. O níquel sulfetado é um dos metais mais resistentes e versáteis da natureza, além de ser matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.

Leia Mais

Outras Notícias