quinta-feira, novembro 21, 2024

Projeto do Einstein de transformação de resíduos impulsiona geração de renda em Paraisópolis

Compartilhar

O projeto Design Sustentável, desenvolvido pelo Einstein e Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) em parceria com a Poiato Recicla, usina de reciclagem de bitucas do Brasil, formou sua primeira turma de mulheres em Paraisópolis, composta por 32 alunas. A iniciativa foi idealizada com o intuito de transformar resíduos, como cimento estrutural, argamassa e bitucas de cigarro em peças de design, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a geração de renda na comunidade por meio da comercialização dos objetos feita individualmente, de forma autônoma, pelas artesãs.

Ao longo de dois meses, as participantes aprenderam a reutilizar a massa celulósica de cigarro para a criação de mais de 250 peças de arquitetura de interiores no estilo industrial, como velas, vasos, luminárias, garrafas decorativas e bancos. O material, coletado nas unidades Einstein, passa por um processo de desinfecção realizado pela Empresa Poiato Recicla, uma das maiores usinas de reciclagem de bitucas do Brasil. No período, 96 mil bitucas de cigarro foram recicladas – um volume que, ao deixar de ser descartado incorretamente, representa quase 50 mil litros de água não contaminada.

Além da economia circular, as contribuições do projeto incluem o incentivo das habilidades artísticas e do empreendedorismo feminino. “Os impactos positivos desta iniciativa são multifacetados e envolvem não somente a consciência ambiental, mas, sobretudo, a equidade de gênero e a liberdade financeira de mulheres que, em sua maioria, são chefes de família e responsáveis pelo sustento de seus filhos”, afirma Vanessa Paiva, arquiteta do Einstein e uma das professoras do curso.

Em 2023, uma pesquisa publicada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelou que, dos 75 milhões de lares do país, 50,8% tinham liderança feminina, o correspondente a 38,1 milhões de famílias. Em contrapartida, também eram elas que lideravam as taxas de desemprego, com 11,0% contra 6,9% dos homens, segundo o boletim.

Para Mônica Guimarães, engenheira do Einstein e dupla que divide as atividades com Vanessa, o projeto não é apenas um curso, mas um catalisador para a mudança social e ambiental. “Ao longo dos nossos encontros, testemunhamos o florescer da criatividade feminina e o fortalecimento de uma rede de mulheres comprometidas com a criação de soluções inovadoras e ecológicas”, destaca.

As aulas foram ministradas no novo prédio do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), um programa filantrópico voltado aos moradores da região, que oferece mais de 300 opções de cursos e atividades gratuitas nas áreas de arte e comunicação, capacitação profissional, ensino, esportes, saúde e serviço social. A próxima turma do curso Design Sustentável do Einstein tem previsão de início em agosto de 2024. Atualmente, já há aproximadamente 100 mulheres na lista de espera para se inscrever.

Leia Mais

Outras Notícias