terça-feira, outubro 8, 2024

Fundação Grupo Volkswagen e Instituto Focus Têxtil anunciam resultados do Programa Costurando o Futuro 2024

Compartilhar

A Fundação Grupo Volkswagen e o Instituto Focus Têxtil divulgam os resultados do primeiro semestre de 2024 do programa Costurando o Futuro, uma iniciativa que, desde 2009, apoia o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. O programa teve duração de quatro meses e ofereceu qualificação técnica, bem como formação em planejamento de negócios, vendas e marketing a 40 alunos de bairros populares e comunidades de baixa renda do estado de São Paulo.

Os produtos desenvolvidos, que incluem peças de roupas, necessaires e bolsas, foram confeccionados por meio da técnica de upcycling a partir de mais de uma tonelada de tecidos automotivos doados pela Fundação e pelo Instituto, contribuindo para a redução de resíduos e a ampliação do ciclo de vida dos materiais.

“A moda circular é o pilar do programa Costurando o Futuro. Ao integrar práticas sustentáveis e reutilizar materiais, estamos redefinindo o impacto da moda no meio ambiente. É possível criar beleza e inovação enquanto cuidamos do nosso planeta”, afirma Paulo Cristelli, Gerente de Sustentabilidade, do Instituto Focus Têxtil.

Resultados positivos

Quatro dos melhores alunos foram selecionados para vender os seus produtos pelo e-commerce da Fundação e terão a coleção exposta durante o Focus Fashion Summit, maior encontro da indústria têxtil de moda da América Latina.

“Os resultados deste semestre são um testemunho do talento e da dedicação dos nossos alunos. Ao proporcionar a eles as ferramentas e o conhecimento necessários, vemos o potencial transformador que cada um carrega. O programa Costurando o Futuro não é apenas sobre criar produtos sustentáveis, mas sobre capacitar pessoas para que possam se destacar e alcançar os seus sonhos”, reforça a Analista de Responsabilidade Social do Grupo Volkswagen.

A mentoria do programa contou com a curadoria de Walter Rodrigues, renomado estilista brasileiro, e da designer uruguaia Agustina Comas, conhecida por suas inovações em sustentabilidade na moda. O programa também incluiu a participação de professores da Faculdade Santa Marcelina, que ofereceram aulas e orientações sobre costura e modelagem.

“O Costurando o Futuro tem o poder de transformar vidas e criar oportunidades. O nosso objetivo sempre foi promover a inclusão e apoiar a capacitação de novos talentos, então, ver essa meta se concretizar com o apoio de grandes nomes é extremamente gratificante”, conclui Cristelli.

Leia Mais

Outras Notícias