terça-feira, setembro 17, 2024

Fotus Distribuidora Solar e RZK Energia firmam parceria para ampliar oferta de soluções ao consumidor final

Compartilhar

A Fotus Distribuidora Solar, empresa do Grupo Litoral focada em distribuição e importação de equipamentos fotovoltaicos, e a RZK Energia fecharam uma parceria comercial com o objetivo de unir seus canais de venda e ampliar suas ofertas aos clientes que desejam aderir à geração renovável, beneficiando-se de mais sustentabilidade e economia no seu consumo de energia.

Pelo acordo, os mais de 9 mil agentes comerciais cadastrados da Fotus, também conhecidos como integradores, poderão incluir em suas propostas, além de kits e equipamentos fotovoltaicos para autogeração, o portfólio de soluções da RZK Energia para o mercado livre, geração distribuída compartilhada e tecnologias digitais de monitoramento de consumo e gestão de faturas.

José João Cunha Filho, CEO da Fotus Distribuidora Solar – uma das marcas mais lembradas em distribuição solar no Brasil, de acordo com estudo publicado em 2024 pela Greener –, ressalta que a cooperação entre as empresas abre novas frentes de atuação e aumento de faturamento para os integradores da companhia. “São mais de 20 anos de experiência com profissionais que entendem as necessidades e desejos do cliente, viabilizando a transição energética com possibilidade de economia e qualidade tecnológica. A abertura do mercado livre para tensões mais baixas e o avanço da geração distribuída, especialmente em modalidade compartilhada, são oportunidades que não podem ser excluídas das opções que queremos fornecer aos nossos clientes. Ao lado da RZK Energia podemos caminhar com mais força em outras direções promissoras da transição energética”, conta o executivo.

Com abrangência em todo território nacional, a colaboração entre as empresas expande o potencial de comercialização de geração renovável da RZK Energia no varejo, criando por meio da base de integradores cadastrados da Fotus mais uma plataforma qualificada de atendimento aos consumidores finais. Já para a Fotus, a parceria abre a possibilidade de fidelizar clientes, ampliando sua atuação no mercado de energia, que abrangerá consultoria especializada, serviços e acompanhamento para clientes na adoção da geração distribuída e na migração para o ambiente livre de contratação.

Nesta significativa parceria, em um momento de abertura do mercado de energia no Brasil, a RZK Energia atende dois grandes objetivos ao mesmo tempo, segundo João Pedro Correia Neves, sócio da empresa. “O primeiro é o de expandir nossa base potencial de clientes por meio de agentes experientes no mercado de energia, os integradores da Fotus, que agora podem orientar na adoção da geração distribuída ou a migração para o mercado livre quando a autogeração não é viável. O segundo é o de promover junto a esses integradores nossa iniciativa interna já existente de capacitar novos Energy Advisors, profissionais que consolidam nossas ofertas e são fundamentais para construirmos uma plataforma completa de geração e comercialização de energia, além da gestão e auditoria de contas, sempre com ênfase no atendimento ao cliente”, explica Neves.

Capacitação de Energy Advisors

Considerando uma oportunidade atrelada a um potencial de 20 milhões de unidades consumidoras, a partir da abertura total do mercado livre de energia no Brasil, a RZK Energia, junto aos seus canais de comercialização, estrutura desde 2023 um programa de formação de agentes autônomos, os Energy Energy Advisors, agentes autônomos essenciais na integração de soluções em energia renovável, a exemplo das ofertadas pela RZK Energia. Esses profissionais, que já são uma realidade nos EUA e no Canadá, serão fundamentais na migração de novos consumidores, na administração transparente e segura dos investimentos em energia e na consolidação do ambiente de contratação livre no País, que se abre para novos clientes de média tensão em 2024.

De acordo com João Pedro Correia Neves, a RZK Energia tem prezado pela capacitação de um time forte, comprometido e que possa inspirar diversos consumidores, aproveitando-se de uma cultura que tem sido construída baseada em valores que ultrapassam o dia a dia operacional da empresa. Nesse sentido, diversas autoridades em energia e parceiros têm participado ativamente da formação dos Energy Advisors, caso de Maurício Benvenutti, empreendedor e autor, que foi um dos fundadores da XP e é atual sócio da plataforma StartSe.

“Em nosso programa de formação para os Energy Advisors, mais do que vendedores de energia, estamos formando agentes autônomos capazes de trazer e agregar conhecimento sobre as ferramentas disponíveis na transição energética, desde a escolha de fontes alternativas limpas e soluções de distribuição e armazenamento eficiente até a gestão de faturas e soluções tributárias. Já temos mais de 300 profissionais participando do processo de formação e 150 com contrato assinado para se tornarem Energy Advisor”, conta o executivo da RZK Energia.

Leia Mais

Outras Notícias