quinta-feira, novembro 14, 2024

Indústria automobilística brasileira é finalista no Prêmio Altair Enlighten 2024

Compartilhar

A Marcopolo é uma das empresas finalistas do Prêmio Altair Enlighten 2024, representando a indústria automobilística brasileira na premiação que destaca os maiores avanços em sustentabilidade e redução de peso que colaboram com a diminuição da pegada de carbono, mitigam o consumo de água e energia e aceleram os esforços de reutilização e reciclagem de materiais. A empresa é uma das eleitas entre 31 companhias globais selecionadas nas diferentes categorias.

O Prêmio Altair Enlighten é realizado anualmente pela Altair, líder global em inteligência computacional, em conjunto com o Centro de Pesquisa Automotiva (CAR) e parceria com SAE, Automotive Engineering, Tech Briefs e Automobil Industrie. O anúncio das cases vencedores será feito no próximo dia 6 de agosto.

A Marcopolo é a primeira empresa brasileira a ser indicada como finalista do Prêmio Altair Enlighten, que chega à sua 10ª edição, na categoria Enabling Technology (Tecnologia facilitadora), que reconhece os avanços tecnológicos que permitem a redução do peso dos veículos, incluindo um material, processo de produção, método de design ou tecnologia de união.

O produto apresentado foi uma alavanca de emergência para ônibus urbano e micro-ônibus, solução patenteada pela Marcopolo. A nova alavanca de emergência foi desenvolvida em materiais compósitos (polímero), utilizando ferramentas avançadas como otimização topológica e simulação estrutural, para determinar os materiais e geometria ideais para o componente. Isso resultou em uma notável redução de 76% no peso de cada mecanismo de emergência em comparação com a versão convencional em aço.

A alavanca de emergência tem como função abrir de maneira fácil, rápida e confiável as janelas de emergência para evacuação dos passageiros em situações como acidentes ou incêndio. A peça desenvolvida é mais leve, intercambiável, que facilita a extração de janelas, simplifica a montagem e permite a padronização do componente em diferentes modelos, pois existem atualmente mais de 10 tipos diferentes para atender às diferentes aplicações.

“O Prêmio Enlighten exibe as melhores conquistas da indústria automotiva em tecnologia sustentável e as mais avançadas disponíveis. Ter uma companhia brasileira entre as finalistas demonstra a força da engenharia nacional na busca, com sucesso, pela redução de massa, inclusive com a adoção das soluções de otimização estrutural da Altair”, destaca Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil.

As empresas eleitas nas categorias Produto Sustentável, Processo Sustentável, Leveza do Módulo, Tecnologia facilitadora, Futuro da redução de peso, IA Responsável e Computação Sustentável são:

APPL Global Infotech; ArcelorMittal Global R&D – ArcelorMittal Tailored Blanks Americas; Bemis Manufacturing Company – BASF Corporation; BMW M GmbH – AMC Holding GmbH | Bcomp Ltd-Gradel Lightweight Sàrl – LASSO Ingenieurgesellschaft mbH; Bridgestone Americas, Inc.; Carsolia Composites; Chongqing SERES New Energy Vehicle Design Institute Co., Ltd.; Clemson University – Center for Composite Materials – University of Delaware – Honda Development & Manufacturing of America, LLC – Envalior; CompositeEdge GmbH; Dow Inc; DuPont; Ford Motor Company – Sogefi Group – BASF Corporation; Indigo Technologies, Inc.; Mahindra & Mahindra; Marcopolo S.A.; Marelli; Martinrea International; Meridian Lightweight Technologies; Nemak; SGL Carbon; Solaires Entreprises Inc.; Syensqo; Syensqo – General Motors; Teijin Automotive Technologies; Toyota Manufacturing Canada – PPG Industries; Toyota Motor Company – US Farathane – BASF Corporation; WEAV3D Inc. – Braskem – Clemson Composites Center; Yanfeng.

Leia Mais

Outras Notícias