A NEC desenvolveu uma tecnologia para medir o nível do mar com alta precisão a partir de longa distância, usando uma tecnologia de sensoriamento remoto, o 3D Light Detection And Ranging (LiDAR). A solução torna possível fazer esse cálculo de forma confiável, mesmo no caso de um tsunami ou de movimento do solo no local onde o equipamento de medição está instalado.
Em junho de 2024, a NEC realizou um teste de demonstração desta tecnologia na Baía de Tóquio e confirmou que ela pode medir o nível do mar com alta precisão a partir de uma distância maior do que as tecnologias convencionais.
Contexto
No caso de um tsunami causado por um terremoto, erupção vulcânica ou outro fenômeno, a avaliação imediata e precisa das mudanças nos níveis do mar é crucial para salvar vidas.
Os sistemas atuais de medição de ondas de rádio e de nível do mar (tipo boia) têm um alcance de cerca de 20 metros a partir da superfície marítima. No entanto, se ocorrer movimento do solo devido a um terremoto ou outro fenômeno, torna-se difícil fazer esse cálculo. De fato, o movimento do solo devido a um grande terremoto que ocorreu na Península de Noto, no Japão, em janeiro de 2024, desativou equipamentos de medição ao longo de parte da costa, resultando em um atraso antes que medições confiáveis pudessem ser retomadas.
Sobre a nova tecnologia
Esta nova tecnologia envia feixes de um laser infravermelho, o 3D-LiDAR, para boias flutuantes, utilizando a luz refletida para medir a distância. Utilizando o 3D-LiDAR de longo alcance e tecnologia avançada de transmissão e recepção óptica de grande capacidade (tecnologia de recepção coerente), esta recepção óptica ultrassensível possibilita a obtenção de dados em nuvem dos pontos tridimensionais dos objetos a distâncias maiores. Como resultado, esta é a primeira vez que o nível do mar foi medido com sucesso a uma distância de 60 metros, com uma margem de erro de cerca de 2 cm.
Além disso, foi desenvolvida uma tecnologia 3D de medição de nível de água que agrupa o processamento dos dados em nuvem dos pontos tridimensionais que foram adquiridos; classifica a forma das boias e a topografia circundante com alta precisão; e, em seguida, compara as informações para corrigir a posição e estimar a altura das boias. Essa medição se torna possível a partir de uma variedade de locais e ângulos, o que significa que o equipamento 3D-LiDAR pode ser instalado em diversos lugares.
Como resultado, as estações de análise das marés podem ser instaladas ao longo da costa, onde são menos suscetíveis a movimentos significativos do solo, o que torna o sistema resistente a desastres e possibilita o monitoramento contínuo dos níveis do mar. Além disso, o equipamento é portátil e pode ser instalado de forma flexível em uma ampla variedade de locais, ajudando a reduzir os custos e o tempo de instalação.
Futuros desenvolvimentos
No futuro, a NEC planeja continuar desenvolvendo essa tecnologia, incluindo a extensão da distância mensurável para várias centenas de metros e a melhoria da precisão da medição, comparando os dados do 3D-LiDAR com as informações do mapa da área circundante e visando a aplicação prática até o final do ano fiscal de 2025.