As escolas municipais Professor Osvaldo Arns, do Bairro Tatuquara, e 15 de Outubro, de Campo Largo, receberam 70 bolsas de estudo para reforço escolar destinadas aos estudantes por dois meses. Outras 30 bolsas serão distribuídas aos alunos de uma escola municipal de São José dos Pinhais.
Esses números fazem parte dos resultados da política de ESG (Ambiental, Social e de Governança) do Smart City Expo Curitiba 2024, evento organizado pelo iCities, hub de cidades inteligentes. A edição deste ano foi a primeira a contar com a parceria da consultoria Impactability, que desenvolveu um caderno robusto de iniciativas sociais e ambientais, incluindo a compensação por créditos de carbono.
A edição deste ano reuniu mais de 16 mil pessoas e o evento é considerado uma das maiores iniciativas do mundo focadas na revolução urbana e centrada no cidadão por meio de cidades inteligentes.
A parceria com a Impactability permitiu ao evento ampliar o alcance das ações ao formar uma rede de parceiros, como a Alicerce Educação, Composta +, Uniformes do Bem e Preserve Ambiental. O projeto de inclusão social, que contou com a distribuição de bolsas de estudo, foi desenvolvido em parceria com a instituição Alicerce Educação e visa levar apoio às escolas localizadas em comunidades em situação de vulnerabilidade social. “Entendemos que a educação é o meio pelo qual podemos acelerar as mudanças no nosso país e, justamente por isso, estamos felizes em apoiar os estudos de quem representa o futuro da sociedade brasileira”, aponta Eduardo Marques, sócio-diretor do iCities.
O Smart City Expo Curitiba 2024 anunciou, ainda, em seu relatório de práticas ESG, os resultados de neutralização de carbono e reaproveitamento de resíduos, como a coleta de 40 kg de óleo de cozinha – que foram transformados em sabão artesanal e doados a famílias do Rio Grande do Sul – e cobertores, que foram produzidos a partir de resíduos têxteis e, posteriormente, também destinados ao Rio Grande do Sul. Além disso, o evento conquistou o Selo Rumo ao Lixo Zero, ao atingir 83% de resíduos descartados corretamente.
“No evento do ano que vem, que já está confirmado para os dias 25, 26 e 27 de março, esperamos seguir impactando a sociedade, não só com a temática de cidades inteligentes, como também com um impacto social na educação”, finaliza o executivo.