terça-feira, outubro 8, 2024

Na Década do Oceano, marcas do Grupo Boticário reforçam compromissos com a sustentabilidade e conservação marinha

Compartilhar

Na Década do Oceano (2021-2030), iniciativa das Nações Unidas para promover a saúde do oceano, e inspiradas pela consistente atuação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição sem fins lucrativos dedicada à conservação da biodiversidade mantida há mais de três décadas pelo Grupo Boticário, marcas como Australian Gold, O Boticário e Quem Disse Berenice? reiteram seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção marinha.

O Boticário acaba de lançar os primeiros produtos com o selo “Fórmula Amiga das Águas”, que contribui para reduzir o impacto dos produtos enxaguáveis nos ecossistemas aquáticos. O selo, estreado em dois produtos enxaguáveis da linha Cuide-se Bem Bob Esponja, é validado pela ferramenta I.A.R.A (Índice de Avaliação de Risco Ambiental), desenvolvida pelo Grupo Boticário de forma pioneira, que permite calcular o impacto nas águas e a biodegradabilidade dos produtos como shampoos, condicionadores e sabonetes.

O selo foi desenvolvido pelas áreas de Segurança de Produtos e Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, a metodologia envolve parametrizar dados de segurança ambiental de ingredientes, como bioacumulação, biodegradação e toxicidade aquática, usando uma matriz de risco para atribuir uma nota. Esse processo ajuda a identificar ingredientes que precisam ser substituídos ou ter sua concentração reduzida para minimizar danos ao sistema aquático. O atributo é resultado do contínuo investimento em inovação que entrega soluções em prol do meio ambiente e da sociedade.

Ainda, a linha apresenta itens 100% veganos, com alta porcentagem de ingredientes naturais, e o sabonete líquido que apresenta o primeiro frasco PE PCR (embalagens feitas a partir de plástico reciclado pós-consumo) do Grupo Boticário. O principal diferencial é a redução do uso de materiais virgens na produção da embalagem, mesmo aqueles de fontes renováveis, fomentando a economia circular nas embalagens da marca.

Não é de hoje que as marcas do Grupo Boticário destacam a importância de reduzir os impactos ambientais negativos do descarte de resíduos para conservar o oceano. Desde 2006, O Boticário tem ativamente enfrentado o desafio do descarte de resíduos sólidos com o programa Boti Recicla, maior programa de logística reversa do mercado de beleza brasileiro em pontos de coleta. Quem Disse Berenice? também contribui com o programa QDB Recicla, incentivando o retorno de embalagens vazias às suas lojas com benefícios aos consumidores.

Australian Gold Brasil, marca que já é reconhecida pelo seu comprometimento com a conservação marinha, reaproveita garrafas PET todo mês, resultando em embalagens produzidas a partir de plástico reciclado. Com foco na economia circular e na redução do impacto ambiental e social, a iniciativa colabora com o desenvolvimento e o aumento da renda de mais de 30 cooperados e catadores da região litorânea do estado de São Paulo, beneficiando cerca de 300 famílias envolvidas na coleta e reciclagem de materiais.

O branqueamento dos recifes de corais é um desafio ambiental contemporâneo ocasionado pelo aquecimento do planeta, associado a um conjunto de outros fatores – um problema que pode ocasionar grande desequilíbrio, já que várias espécies dependem desse ecossistema para se desenvolver e reproduzir. Diante desse cenário, o Grupo Boticário desenvolveu uma metodologia científica inovadora na formulação do protetor solar, com o objetivo de minimizar o impacto aos corais e contribuir com a proteção desse ecossistema tão importante. Em parceria com um laboratório de ecotoxicologia, a Australian Gold Brasil tornou-se uma das primeiras marcas nacionais com o atributo Reef Safe em seus filtros solares. O selo certifica que as formulações não são prejudiciais aos corais.

Essas e outras ações, como a linha não comercial de fragrâncias “Extinto”, de O Boticário, inspirada em áreas naturais ameaçadas pela poluição, como a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e o lançamento de produtos com ecoglitter da Quem Disse Berenice?, livre de partículas de plástico que poluem o meio ambiente e o oceano, refletem uma estratégia robusta das marcas do Grupo Boticário que visam promover a sustentabilidade em resposta aos desafios ambientais.

“Iniciativas como os selos ‘Fórmula Amiga das Águas’ e ‘Reef Safe’ e as ações perenes realizadas pelas marcas do Grupo Boticário estão alinhadas com o compromisso contínuo de garantir a eficiência hídrica do negócio e impactar positivamente bacias hidrográficas estratégicas para nós e a sociedade, além da mitigação das mudanças climáticas e o fomento de negócios sustentáveis. Estamos cientes de que os consumidores estão cada vez mais conscientes e interessados em adquirir produtos que tenham atributos sustentáveis. Suas decisões são cada vez mais influenciadas pelo impacto ambiental positivo, e isso nos motiva ainda mais”, explica Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário.

A Fundação Grupo Boticário atua a favor da proteção do oceano e dos ecossistemas marinhos desde a sua criação (1990) direcionando cerca de 25% dos investimentos em conservação para iniciativas e ações conectadas com a saúde e a sustentabilidade dos mares. Enquanto em escala global, segundo a Unesco, que reconhece a Fundação como representante da sociedade civil da Década do Oceano no Brasil, os gastos com pesquisa e desenvolvimento voltados à ciência oceânica não passam de 4%.

São mais de 280 projetos apoiados ao longo da costa brasileira em parceria com cerca de 150 instituições, além de uma iniciativa dedicada ao estímulo da comunicação para diferentes públicos sobre a importância da conservação de ambientes marinhos e costeiros: o Conexão Oceano. Alinhadas a isso, as marcas do Grupo Boticário têm a meta de seus produtos enxaguáveis terem menor impacto para o oceano. “Considerando a relevância do tema para a sociedade e o negócio, o nível de ambição foi ampliado com metas específicas relacionadas ao aumento da biodegradabilidade e redução de impacto na água dos produtos enxaguáveis, redução do consumo de água nas operações e redução do risco hídrico em mananciais,” finaliza Meyer.

Leia Mais

Outras Notícias