É inegável que os veículos elétricos estão em rumo ao domínio do mercado automotivo. Em países como a Inglaterra, há estimativas de que, até 2025, a fabricação de carros movidos a gasolina ou a diesel não seja mais autorizada. No Brasil, um projeto de lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) prevê que a venda destes veículos pode ser proibida em 2030.
A iniciativa por parte da indústria automotiva em destinar esforços para a produção predominante de veículos elétricos e de promover uma democratização a sua compra é um reflexo de como a sociedade atual está engajada em desenvolver um futuro mais sustentável.
A Power Mais Energia Fotovoltaica, que há mais de uma década se empenha a entregar soluções sustentáveis e inteligentes ao meio ambiente, enxergou uma oportuniadade neste mercado.
A empresa carrega como grande pilar de seu core business a energia solar, mas agora, também passará a atuar no segmento de mobilidade urbana. “A Power Mais, com sua oferta de carregadores de veículos elétricos e soluções integradas de energia solar, está bem-posicionada para capitalizar sobre essas tendências e contribuir para a transformação do mercado automotivo brasileiro”, relata Allex Gomes Ferreira, CEO da Power Mais.
Como funciona a recarga de um carro elétrico?
Segundo um estudo realizado pela McKinsey, 64% dos consumidores brasileiros dizem que os pontos de recarga são sua maior preocupação em relação aos carros elétricos. Isso acaba sendo, portanto, o principal fator que os inibe de substituírem os carros convencionais movidos a combustíveis fósseis.
De acordo com um levantamento da Elev – empresa que atua no ramo de carros elétricos -, o número total de eletropostos está crescendo. A empresa, que atua no ramo de carros elétricos -, registrou um aumento de 11,25% no número de pontos de recarga brasileiros entre os meses de junho e agosto deste ano. Porém, nosso país ainda dispõe somente de 1300 pontos de recarga, sendo 445 localizados apenas na cidade de São Paulo (SP), representando ⅓ da quantidade total.
Mas o que alguns não devem saber é que, além dos eletropostos, há outras maneiras de carregar o carro elétrico em casa, e a mais efetiva é a Wallbox, pois seu tempo de recarga é bem mais rápido que na tomada convencional de três pinos, que leva até dias para uma carga completa.
A Wallbox nada mais é que um tipo de carregador instalado numa parede ou totem, conectado a uma fonte de energia de 220 ou 380 volts (V). Ele trabalha em corrente alternada, em uma faixa típica entre 3 a 7 kW, no entanto, existem modelos com capacidade de até 22 kW. Com isso, um veículo consegue ser carregado em poucas horas (de duas a doze horas), dependendo da capacidade do carregador.
Para se ter uma ideia, o Nissan Leaf, de 40 kWh, exigiria 5,7 horas para uma recarga completa em um carregador doméstico de 7kW, enquanto que, com um sistema de 22kW, este tempo de espera cairia para 1,8 horas.
A Power Mais trabalha com carregadores Wallbox das marcas JNG, Growatt e BelEnergy. Todas as três oferecem duas opções de potência, sendo uma delas a de 22 kW, perfeita para carregamentos mais rápidos. Confira as especificações dos modelos:
1. Wallbox JNG
● JNG EV Charger 7.4kW: ideal para uso residencial, permite um carregamento rápido e eficiente.
● JNG EV Charger 22kW: perfeito para instalações comerciais, proporciona um carregamento mais rápido para uma maior rotatividade de veículos.
2. Wallbox Growatt
● Growatt THOR 7kW: oferece carregamento rápido para uso doméstico e vem com opções de conectividade inteligentes.
● Growatt THOR 22kW: designado para uso comercial, suporta múltiplas sessões de carregamento ao mesmo tempo.
3. Wallbox BelEnergy
● BelEnergy Home 7.2kW: um carregador compacto e eficiente, perfeito para residências.
● BelEnergy Pro 22kW: adequado para empresas e estacionamentos públicos, oferece carregamento rápido e seguro.
Agora, com a oferta do carregador de carro elétrico no modelo Wallbox, a Power Mais proporcionará a seus franqueados a oportunidade de aumentarem seu portfólio de produtos e serviços. “A venda e instalação de carregadores de EVs geram novas fontes de receita além dos sistemas solares. Os carregadores de veículos elétricos geralmente têm margens de lucro atrativas, contribuindo para a lucratividade do franqueado.” Na visão da empresa, atender ao crescente mercado de veículos elétricos atrairá novos clientes que buscam soluções completas e sustentáveis.