quarta-feira, janeiro 15, 2025

Usinas virtuais de energia: uma realidade próxima no Brasil

Compartilhar

A Denodo, líder em gerenciamento de dados, está expandindo seus esforços para fornecer às empresas de energia e serviços públicos mais agilidade e acessibilidade no levantamento de informações estratégicas. Com soluções baseadas na virtualização de dados, é possível obter recursos avançados e atender aos novos requisitos de energia renovável, mantendo-se em conformidade com as exigências regulatórias cada vez mais rigorosas.

Os inúmeros desafios enfrentados pelas empresas de energia e de serviços públicos em uma época de profundas mudanças, como a geração, o gerenciamento e o consumo de fontes de energia novas, descarbonizadas e cada vez mais digitalizadas, exigem que elas sejam capazes de gerir seus dados para que possam superar essas demandas do setor. “Como houve o desenvolvimento de novas tecnologias, como as usinas virtuais (VPPs) baseadas em operações inteligentes e também com o gerenciamento de um número crescente de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) e de sustentabilidade, o gerenciamento de dados permite tomada de decisões mais assertivas”, destaca Marco Cavallo, diretor de Vendas para o Setor Público e Canais da Denodo. 

A Plataforma Denodo facilita esse processo por meio do acesso em tempo real a uma infinidade de dados e recursos de energia distribuída e, ao mesmo tempo, gera uma camada semântica unificada em todas as fontes de dados, o que resulta em informações traduzidas no “idioma” exigido por cada usuário. Com isso, qualquer pessoa pode realizar o monitoramento e controle contínuos, enquanto os operadores de VPPs podem tomar decisões mais rápidas em resposta a mudanças na demanda de energia, preços e condições ambientais.     

Usinas virtuais no Brasil

O processo de modernização necessário para a implantação das VPPs no Brasil está em andamento, porém engloba a abertura do mercado de energia, aprimoramentos na relação do comercializador varejista, melhorias no programa de resposta da demanda, digitalização do setor elétrico, dentre outros aspectos.

As Usinas Virtuais de Energia no Brasil ainda precisam de um ambiente regulatório mais adequado, visando uma mudança significativa na sustentabilidade do setor. “A partir deste ano, consumidores do Grupo A, especialmente indústrias e comércios de alta tensão, já têm a oportunidade de participar do mercado livre de energia sem a exigência prévia de uma demanda contratada muito alta. A redução do limite de demanda para 250 kW amplia a participação nesse mercado. Para ajudar as empresas brasileiras nessa transição, é primordial a combinação de dados com inteligência artificial e CRM, sendo indispensável para catalisar gestão, relacionamentos entre empresas e consumidores, agilidade, flexibilidade e eficiência”, afirma Marco.

A Denodo acredita que as VPPs são as usinas de energia do futuro porque elas podem operar energia na nuvem e fornecer energia renovável sob demanda, por meio de interfaces inovadoras baseadas na Web, conectando e gerenciando remotamente residências com armazenamento solar e de bateria. Além disso, as VPPs podem fornecer energia de volta à rede durante os horários de pico para aliviar a carga e manter a rede estável.

A Denodo também acredita que as operações inteligentes e orientadas por dados são um recurso essencial que pode ajudar muito os CIOs de serviços públicos a projetar ativos adequados para o futuro que unam fenômenos físicos e digitais. “A Plataforma Denodo facilita o desenvolvimento de operações inteligentes e VPPs por meio de diversos recursos, incluindo gerenciamento de recursos de energia distribuída, análise preditiva para manutenção e otimização de ativos de energía”, pontua o diretor da Denodo.

A tecnologia avançada de gerenciamento de dados será essencial para prosperar, tanto agora quanto após a transição energética. As usinas de energia do futuro operarão de forma distribuída e centrada no meio ambiente, possibilitando que as VPPs inteligentes sejam orientadas por dados do futuro. “A plataforma Denodo, com sua capacidade de fornecer acesso a dados em tempo real a fontes de dados cada vez mais diversificadas, sustentará o sucesso, fornecendo aos usuários de negócios de energia e serviços públicos acesso a dados na velocidade dos negócios”, declara o executivo.

Cases internacionais

A Denodo tem um sólido histórico no fornecimento de soluções de gerenciamento de dados para empresas de energia e serviços públicos, como a VTTI, uma companhia holandesa de armazenamento de energia e desenvolvedora de infraestrutura crítica de energia; a BHP, uma empresa global de recursos com sede em Melbourne, na Austrália; e a Engie México, responsável pela distribuição de energia no país.         .    

A Plataforma Denodo atua como a única fonte real da VTTI para dados de planejamento de recursos empresariais (ERP). A empresa a utiliza para sintetizar, combinar e analisar insights operacionais a fim de melhorar as formas de trabalho e abordar as ineficiências nas micro etapas operacionais dos terminais da empresa. Ela também ajuda a empresa a visualizar e entender os fluxos comerciais de produtos por meio dos terminais e dos vários modos de transporte, ajudando as equipes comerciais a atender melhor os clientes.

Joshua Fletcher, superintendente de HSE e Relatórios da BHP: “A Plataforma Denodo nos ajuda a reduzir o tamanho geral dos conjuntos de dados que precisam ser movidos pela rede. Ela nos ajudou a criar uma estrutura de dados lógica que torna nossos ativos de dados reutilizáveis e que pode ser consumida por usuários espalhados pelo mundo todo.”

Luis Guadarrama, gerente sênior de análise de dados e inovação da Engie México, diz: “A Plataforma Denodo fornece dados de forma rápida e fácil, o que nos ajuda a agregar valor aos negócios e democratizar o acesso aos dados. Aproveitamos a solução para viabilizar uma série de iniciativas estratégicas, incluindo serviços da Web que ajudam centenas de milhares de clientes a equilibrar o uso de gás natural, chatbots que auxiliam na resolução de problemas e algoritmos de aprendizado de máquina (ML) e analisam os padrões de comportamento de clientes de gás entre empresas e consumidores.

Leia Mais

Outras Notícias