quarta-feira, janeiro 15, 2025

Centauro e LAY’S apoiam Fundação EPROCAD para levar adolescentes ao Festival24

Compartilhar

A Fundação EPROCAD – instituição que contribui com a inclusão social de jovens por meio do esporte – terá a parceria da Centauro, maior rede de produtos esportivos da América Latina pertencente ao Grupo SBF, e LAY’S – marca de snacks da PepsiCo, para apoiar o Festival24. A ação reforça o compromisso da instituição e das marcas em promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social por meio do esporte.

A delegação da EPROCAD – composta por 6 adolescentes (3 meninos e 3 meninas) e dois educadores – recebeu chuteiras, agasalhos e tênis da varejista. Já a PepsiCo, em conjunto com sua marca LAY’S, mantém a parceria com a EPROCAD há mais de dez anos, sempre incentivando a prática de esportes por jovens em situação de vulnerabilidade social. Um dos principais apoios da companhia aos projetos da fundação é ao “Futebol de Rua”, iniciativa que fomenta atividades esportivas para cerca de 300 jovens atendidos pela EPROCAD. 

Para celebrar a viagem, as empresas patrocinadoras fizeram uma cerimônia no dia 12 de julho, na Sede da Fundação EPROCAD. Na ocasião, haverá um jogo de futebol no Campo de LAY’S Replay, que é feito de material reciclado a partir de embalagens plásticas flexíveis, envolvendo famílias, patrocinadoras e educandos(as).

LAY’S e sua atuação no esporte

LAY’S tem um vasto histórico de atuação em ações relacionadas ao esporte, especialmente o futebol. Durante o ano de 2021, em parceria com a EPROCAD, a marca lançou o projeto “LAY’S RePlay”, que tem como objetivo desenvolver o esporte educacional por meio das atividades futebol, educação física e atividades transversais complementares.

O projeto ainda conta com uma parceria com a Fundação UEFA para reutilizar embalagens vazias da batata para a construção de campos de futebol para crianças em situação de vulnerabilidade em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Patrocinadora da UEFA, especialmente da UCL Feminina nas últimas temporadas, LAY’S aproveitou seu protagonismo no cenário para promover uma campanha com a jornalista Elaine Trevisan: durante o jogo amistoso entre Brasil e Espanha que aconteceu em março de 2024, Elaine teve sua voz alterada por inteligência artificial para um tom de voz masculino e se passou por Elias Taverins.

A ideia de experimento social era evidenciar o desafio que as mulheres enfrentam dentro do universo do futebol, ainda muito masculinizado, sobretudo, machista e a luta pela igualdade de gênero.

Elaine não recebeu os mesmos comentários de antes nem teve sua opinião invalidada pelos ouvintes que acompanhavam a transmissão, o que deixou claro que as reclamações dos ouvintes acontecem justamente por ser uma mulher. A ação colocou LAY’S como presença em shortlist em duas categorias na maior premiação de publicidade do mundo, Cannes Lions.

Festival 24

O Festival 24 celebra o impacto social do esporte e reunirá jovens de todo o mundo em atividades que promovem a igualdade e a inclusão por dez dias nas cidades de Lyon e Paris, na França. Além de oferecer uma experiência inesquecível para as delegações participantes, a iniciativa também destaca o poder transformador do esporte na vida de comunidades desfavorecidas.

A programação abrange diversas frentes que vão desde visitas culturais, eventos esportivos inclusivos e fóruns sobre o impacto do esporte na vida dos jovens. Em Lyon, as atividades irão de 19 a 23 de julho com a chegada das jovens lideranças e a instalação no parque de campismo. As delegações serão recebidas com uma festa de boas-vindas e participarão de oficinas criativas, treinamentos, apresentações culturais e eventos esportivos inclusivos.

Posteriormente, em Paris, de 24 a 28 de julho, os participantes continuarão a vivenciar atividades esportivas e culturais com visitas a pontos turísticos e eventos inclusivos. A última etapa da agenda consiste na participação dos(as) jovens na cerimônia de encerramento e uma conferência sobre Juventude e Esportes, antes da saída das delegações.

Leia Mais

Outras Notícias