sexta-feira, julho 12, 2024

Machado Meyer Advogados divulga Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2023

Compartilhar

Com o objetivo de reforçar o seu compromisso com a governança corporativa, o Machado Meyer Advogados acaba de publicar seu Relatório de Responsabilidade Social Corporativa referente ao ano de 2023. O material destaca as ações norteadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de qualidade), 5 (Igualdade de gênero), 10 (Redução das desigualdades) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) do Pacto Global, do qual é signatário desde 2020.

“Nossa equipe trabalhou em conjunto, dando continuidade ao legado do escritório, gerando impactos positivos para a sociedade ao valorizar pessoas e buscar as soluções mais inovadoras para todos os clientes”, afirmou Tito Andrade, CEO do Machado Meyer Advogados. “Seguimos traçando planos para que sejamos um escritório ainda mais diverso, inclusivo e com consciência socioambiental perante os desafios globais”, completa.

Educação

A educação segue como o principal foco de atuação em 2023. Inclusive, o Machado Meyer se tornou um case do Pacto Global pela utilização da plataforma Academy, que visa ampliar o conhecimento sobre os ODS.

Além disso, o escritório reiterou seu compromisso com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, com 75% do time treinado, sendo 85% do corpo jurídico.

De forma coerente, houve também um grande investimento em educação. Durante o período, intensificamos nosso apoio a projetos que promovem a educação em diferentes áreas do país, de formas complementares, direcionando seus esforços para ampliar o impacto positivo nas comunidades em que atuamos.

A gestão desses projetos é realizada por meio de uma rede de cooperação, o que resulta em uma união de esforços em prol da democratização e fortalecimento da educação em nível nacional.

Pro bono e Voluntariado

O relatório também destaca as iniciativas pro bono, que fazem parte da cultura do escritório desde sua fundação. Com o apoio voluntariado de 212 pessoas, entre sócios, associados e estagiários, o ano contabilizou mais de 4 mil horas de serviços gratuitos de atendimento a organizações sem fins lucrativos.

Baseado nas diretrizes de responsabilidade social corporativa, o escritório conta ainda com um programa de voluntariado que visa promover a transformação e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Em 2023, mais de 150 colaboradores tiveram a oportunidade de contribuir com diversas ações pontuais, com participação em feiras e eventos assistenciais, e de mentoria profissional.

Diversidade e inclusão

Em 2023, o escritório reiterou seu compromisso com a causa das Pessoas com Deficiência (PcD), realizando novas contratações e implementando iniciativas voltadas para acessibilidade, transformando o ambiente de trabalho em um espaço progressivamente mais acolhedor e diverso.

As demais ações do Comitê de Diversidade e Inclusão (equidade de gênero, parentalidade, étnico-racial e LGBTQIA+) permanecem em constante evolução. A exemplo disso, no ano passado, o escritório promoveu encontros recorrentes dos grupos de afinidade e ações direcionadas para fortalecer a cultura #1MachadoMeyer e incentivar as equipes a enfrentar desafios com autonomia e o apoio necessário.

Meio Ambiente

Desde 2019, o escritório conta com o grupo de afinidade Green Team, que trabalha com ações voltadas à redução de impactos negativos ao meio ambiente. Entre as realizadas em 2023, o relatório destaca a participação no Bazar Sustentabilidade na Moda, que incentiva a redução do consumo consciente. Na oportunidade, a equipe arrecadou cerca de 750 peças arrecadas e reverteu mais de R$ 25 mil para o Instituto Ecotece, organização do Terceiro Setor que atua desde 2005 na promoção da cultura de sustentabilidade na moda e em um formato de vestir consciente.

Governança

O relatório também destaca as ações do Machado Meyer norteadas pelos valores de sua cultura e pelo Código de Conduta, que orienta atitudes, decisões e comportamentos esperados de colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios. Com base nisso, o escritório implementou o canal TEMM Voz, que garante um espaço seguro para denúncias e questões de compliance, administrado por uma empresa independente para assegurar o sigilo absoluto das informações.

Com um legado de compromisso social, ética e inovação, o Machado Meyer Advogados continua a fortalecer sua atuação em 2024, visando sempre o impacto positivo e a responsabilidade socioambiental.

O relatório completo está disponível nas versões português e inglês.

Leia Mais

Outras Notícias