sábado, julho 13, 2024

Visa divulga 9ª edição do seu relatório de sustentabilidade e responsabilidade corporativa

Compartilhar

A Visa, líder global em pagamentos digitais, publicou a 9ª edição seu Relatório de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa de 2023, fornecendo ao mercado uma atualização de seu progresso no ano fiscal de 2023 (1º de outubro de 2022 – 30 de setembro de 2023) em relação a soluções e compromissos inovadores para promover o empoderamento de funcionários, comunidades e do planeta. Como facilitadora de comércio em mais de 200 países e territórios, a empresa afirmou que aprofundou seu propósito de ajudar todos a prosperarem, sendo a melhor maneira de realizar e receber pagamentos.

“Na Visa, buscamos gerar um impacto positivo na sociedade, ajudando a criar economias mais inclusivas e um planeta próspero”, disse Carlos Corominas, diretor de Impacto Inclusivo e Sustentabilidade para a Visa na América Latina e no Caribe. “Temos orgulho de continuar trabalhando com clientes, parceiros e outras partes interessadas para promover a equidade digital e a capacitação econômica para indivíduos e empresas em todo o mundo.”

Áreas prioritárias e destaques do relatório

O trabalho de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade da Visa se concentra em cinco áreas prioritárias:

*capacitar pessoas, comunidades e economias; permitir o comércio confiável e proteger clientes; investir nas pessoas; proteger o planeta; e operar de forma responsável. Entre os destaques do relatório do ano fiscal de2023 em cada uma das cinco áreas prioritárias, estão:

*capacitar pessoas, comunidades e economias: A empresa fortaleceu seu compromisso de proporcionar aos indivíduos, famílias e empresas acesso a pagamentos digitais e outros recursos que podem ajudar a melhorar suas finanças, negócios e comunidades. No final de 2023, a Visa habilitou digitalmente quase 67 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs) globalmente – das quais cerca de 23 milhões são lideradas por mulheres – excedendo sua meta de 50 milhões definida em 2020.

No Brasil, o projeto Elas Prosperam, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e que impulsiona empreendedoras negras se destacou, resultando em uma nova colaboração com a Caixa para lançar o Desafio Cartões Caixa Visa Mulheres Empreendedoras, que ministrou treinamento, mentoria e deu acesso a capital-semente a empresários em comunidades carentes;

* Permitir o comércio confiável e proteger os clientes: A Visa continuou investindo em novas capacidades e trabalhando com seus clientes para ajudar a proteger o ecossistema de pagamentos e reforçar a segurança, integridade e resiliência de sua rede. Nos últimos cinco anos, foram investidos mais de US$ 11 bilhões em tecnologia para reduzir a fraude e aumentar a segurança cibernética, como, por exemplo, recursos habilitados para IA detectar e evitar tentativas de fraude. No ano passado, um valor estimado de US$ 40 bilhões em perdas relacionadas a fraudes foi evitado pela companhia;

* Investir nas pessoas: A líder de pagamentos digitais manteve seu compromisso de investir nas pessoas e promover um local de trabalho diverso e inclusivo. Entre suas iniciativas, focou-se em proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento, além de recompensas e benefícios abrangentes para os colaboradores. Em 2023, foi mantida a igualdade salarial global entre homens e mulheres nos quadros da empresa, e a Visa University ministrou mais de 400.000 horas de aprendizado para 96% dos colaboradores da Visa em todo o mundo;

* Proteger o planeta: Buscando dar sequência a diminuição ambiental de suas operações, capacitar o comércio sustentável e apoiar a transição global para uma economia de baixa emissão de carbono, a Visa obteve uma redução de 24% nos escopos 1 e 2 das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) desde o ano fiscal de 2020, sendo a meta zerar as emissões líquidas até 2040. Ainda, a companhia conseguiu utilizar 100% de eletricidade renovável em escritórios e data centers pelo mundo;

* Operar de forma responsável: A Visa trabalhou para manter a confiança dos seus stakeholders e seu compromisso em cumprir os mais altos padrões de integridade, transparência e responsabilidade.

Dessa forma, durante o último ano fiscal, ela foi nomeada uma das empresas mais éticas do mundo pela Ethisphere pelo 12o ano consecutivo, e manteve uma pontuação de 100% no Índice CPA–Zicklin de Divulgação Política Corporativa e Responsabilidade.

Para saber mais sobre o progresso da Visa em cada uma das áreas de foco, acesse o Relatório de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa de 2023

Leia Mais

Outras Notícias